Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLLA CILENE ALVES DANTAS PETRONIO

DISCENTE : CARLLA CILENE ALVES DANTAS PETRONIO
DATA : 03/08/2021
LOCAL: Em ambiente virtual (Google Meet)

GESTÃO DE DOCUMENTOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM CICLO DE MELHORIA

Melhoria da Qualidade; Gestão da Informação em Saúde; Segurança do paciente; Comunicação.

Introdução: A gestão de documentos é um conjunto de ações que busca o controle de todas as etapas referentes ao ciclo de vida desses. Ressalta-se que estes devem estar disponíveis e organizados de maneira a suscitar a eficiência dos processos neles descritos, assim torna-se coerente a implementação da gestão de documentos nas instituições de saúde, pois são imprescindíveis para auxiliar na promoção de um cuidado seguro e qualificado. Objetivo: Melhorar a gestão de documentos no Hospital Universitário Ana Bezerra Metodologia: estudo de natureza quantitativa do tipo antes e depois a partir de um ciclo de melhoria, que envolverá a avaliação de documentos antes e depois da intervenção, a qual será composta pelas seguintes ações: construção de fluxo para elaboração e etapas de tramitação do documento; desenvolvimento de um programa para tramitação dos documentos; capacitação dos envolvidos em cada etapa que envolve o fluxo, bem como na utilização do software. As atividades estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2021 e, envolverá uma equipe multidisciplinar do hospital em estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob número 4.816244. Para avaliar a qualidade, antes e depois da proposta de intervenção, será realizado o cálculo da estimativa pontual e do intervalo de confiança (IC= 95%) do nível de cumprimento dos critérios de qualidade adotados. Será estimada a melhoria absoluta e relativa de cada critério no intuito de avaliar o efeito da intervenção. Para comprovar a significação estatística da melhoria detectada, será realizado um teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de Z, considerando como hipótese nula a ausência de melhoria, que se rejeitará quando o p-valor < 0,05. Ademais, será elaborada uma representação gráfica dos principais problemas de qualidade identificados nas avaliações.  Resultados esperados: Almeja-se a partir das intervenções propostas uma qualificação na gestão de documentos, capaz de fortalecer todo fluxo de elaboração e tramitação dos mesmos, de maneira a suscitar a eficiência dos processos com bases no que neles estão descritos, de forma que se possa ofertar um cuidado assistencial mais seguro e qualificado, por meio da organização da gestão de documentos.

Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Externa ao Programa - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS