Banca de DEFESA: GLEICE MOREIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEICE MOREIRA SILVA
DATA : 31/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE COM CERTIFICADO DE ACREDITAÇÃO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Descritores: Acreditação, Saúde Suplementar, Melhoria da Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação Comparativa.



PÁGINAS: 56
RESUMO:

Resumo

Introdução: A acreditação é uma iniciativa recente na saúde suplementar e tem como objetivo a avaliação dos processos das operadoras de planos de saúde. Os estudos que comprovem os impactos destes, no tocante à qualidade em saúde, são escassos, assim como a análise do desempenho em outros programas governamentais.

Objetivo: Analisar a relação entre a acreditação das operadoras de saúde e o desempenho destas em relação à qualidade avaliada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, no Programa de Qualificação das Operadoras.

Método: Estudo observacional realizado com amostra de 636 operadoras avaliadas no Programa de Qualificação das Operadoras (ano base 2018) e, dentre elas, 53 operadoras acreditadas no mesmo período. A coleta de dados foi realizada por meio de relatórios públicos disponibilizados na página eletrônica da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Para análise dos dados, traçou-se o perfil das operadoras acreditadas; aplicaram-se o teste T Student para avaliar se as operadoras acreditadas possuíam melhor desempenho no Programa de Qualificação das Operadoras e o teste Mann-Whitney para avaliar se o desempenho era crescente entre as operadoras acreditadas, conforme o nível de classificação (Níveis I, III e III).

Resultados:  As operadoras acreditadas (n=53) compreenderam 8,3% das operadoras ativas, 77,36% encontravam-se nas cidades mais desenvolvidas do país; 89% foram classificadas no Nível I e 9% no Nível II e apenas uma, no Nível III (2%); 51% eram de grande porte e 38% de médio porte. O desempenho no Programa de Qualificação apresentou média de 0,7959 para as operadoras acreditadas e 0,6118 para as não acreditadas (valor p 0,00). O desempenho das operadoras não apresentou desempenho crescente, de acordo com o nível de classificação de acreditação.

Conclusões: Os testes realizados comprovaram que as operadoras acreditadas obtiveram melhor desempenho que as não acreditadas no Programa de Qualificação das Operadoras. O indicador relacionado à gestão de acesso aos serviços apresentou o pior desempenho das operadoras. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados como incentivo à acreditação e implantação de processos de melhoria.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA
Interna - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Externa à Instituição - PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ
Notícia cadastrada em: 29/03/2021 12:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao