Banca de DEFESA: ANA VIRGÍNIA COSTA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA VIRGÍNIA COSTA DE MEDEIROS
DATA : 17/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

Gestão da Qualidade nos Serviços de Hemoterapia do Interior do Estado do Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Hemoterapia; Gestão da Qualidade; Vigilância Sanitária


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Introdução: A Vigilância Sanitária do Sangue exerce o controle dos riscos transfusionais relacionados aos serviços de hemoterapia e tem como finalidade minimizar os riscos à saúde decorrentes da prestação desses serviços, da produção e uso de hemocomponentes (processo hemoterápico), buscando a proteção da saúde coletiva. A legislação sanitária vigente determina que tais serviços disponham de políticas e ações que assegurem a qualidade dos produtos e serviços, garantindo que os procedimentos e processos ocorram sob condições controladas e define o sistema de qualidade como sendo uma estrutura organizacional, com responsabilidades, políticas, processos, procedimentos e recursos estabelecidos pela diretoria-executiva da instituição para atingir a política de qualidade.

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo realizar um ciclo externo de melhoria da qualidade voltado ao desenvolvimento de atividades de gestão da qualidade nos Serviços de Hemoterapia do interior do estado do Rio Grande do Norte, a partir da avaliação e atuação da Subcoordenadora de Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA), em conformidade ao que determina a legislação vigente.

Metodologia: O estudo de natureza quantitativa realizado no biênio 2017-2018 foi do tipo quase experimental, antes e depois, sem grupo controle, com a elaboração e avaliação de treze critérios de qualidade, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face, de conteúdo e de critério. A intervenção nos oito serviços de hemoterapia do interior do RN, dentre os quais há dois hemocentros regionais, duas unidades de coleta e transfusão e quatro agências transfusionais ocorreu no período de 06/07 a 01/09/2017. Após essa etapa, foi realizada a reavaliação dos critérios de qualidade, de 11 a 24/10/2017, a fim de visualizar o efeito do ciclo de melhoria e priorizar as oportunidades remanescentes. Resultados: Os resultados se referiram aos níveis de cumprimentos e não cumprimentos dos treze critérios, a partir de suas frequências absolutas, relativas e acumuladas e demonstraram que os cumprimentos passaram de 44 (42,3%) a 66 (63,5%), havendo consequente diminuição de não cumprimentos ou defeitos de qualidade de 60 para 38, após a intervenção nos serviços de hemoterapia avaliados. Os critérios 1, 2, 3, 4 e 11 mantiveram o mesmo nível de atendimento após as intervenções do ciclo de melhoria, e apresentaram cumprimento superior a 60%. No entanto, observou-se um maior percentual de cumprimento no critério 6, referente aos “procedimentos estabelecidos e registrados para o tratamento de não conformidades e medidas corretivas”, passando de 12,5% para 75%, revelando uma melhoria de 62,5%. De modo semelhante houve aumento no cumprimento dos critérios 5, 7, 10, 13 (37,5%), critérios 6, 8 e 9 (25%) e no critério 12 (12,5%), entre os quais se encontravam os correspondentes às principais falhas de qualidade identificadas na 1ª avaliação e que foram priorizadas nas ações de intervenção e de melhoria da qualidade nos serviços de hemoterapia do estudo. Paralelamente, foi avaliado o desempenho individual de cada serviço frente ao ciclo de melhoria e a comparação da distribuição espacial dos níveis de cumprimentos e de não cumprimentos, conforme a localização dos serviços nas regiões de saúde do estado.

Conclusões: Ao comparar os resultados das duas avaliações, evidenciou-se a efetividade do ciclo de melhoria nos oito serviços de hemoterapia do interior do RN e demonstrou que a utilização das estratégias e ferramentas da gestão da qualidade foi útil para identificar prioridades de atuação e melhorar problemas específicos, com vistas à qualidade dos produtos e processos hemoterápicos, além da segurança transfusional. A iniciativa da Vigilância Sanitária como órgão regulador e de fiscalização nos serviços de hemoterapia foi fundamental para impulsionar e acompanhar os processos de melhoria, compreendendo que a gestão e a avaliação da qualidade são requisitos obrigatórios que devem ser atendidos por tais serviços, conforme determina a legislação sanitária vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Externo ao Programa - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Externo à Instituição - PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ
Notícia cadastrada em: 10/07/2018 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao