Ciclo de melhoria para uma correta identificação do paciente em dois hospitais oncológicos
Sistema de identificação do paciente. Segurança do Paciente. Melhoria da Qualidade.
INTRODUÇÃO
A identificação do paciente é uma recomendação internacional e nacional para segurança do paciente e apesar de ser uma medida simples, de baixo custo e altamente eficiente , está parcialmente implantada nos serviços de saúde com poucas experiências relatadas quanto a sua efetiva aplicação.
OBJETIVO
Melhorar o processo de identificação do paciente em dois hospitais de referência em oncologia.;
MÉTODO
Trata-se de um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo antes e depois, sem grupo controle. O ciclo de melhoria transcorreu em duas instituições de referência para atendimento oncológico, com avaliação de sete critérios da qualidade inerentes a identificação do paciente. Estes foram analisados quanto sua validade e confiabilidade pelo índice Kappa. A amostragem foi sistemática, com avaliação retrospectiva e observação direta. Após primeira avaliação foi elaborado o diagrama de afinidades, ordenado e sistematizado a intervenção para melhoria da qualidade. O cumprimento das ações foi calculado através da estimativa pontual e o intervalo de confiança de 95%. Para comparação e análise da efetividade do ciclo de melhoria foi estimado a melhoria absoluta, relativa e a significação estatística pelo teste de valor Z unilateral (p ≤ 0,05).
RESULTADOS
A significação estatística foi comprovada em quatro dos sete critérios de qualidade. A melhoria absoluta foi alcançada nos critérios de identificação do leito, solicitação de hemocomponentes, solicitação de exames laboratoriais e identificação das peças de anatomopatológico. O critério identificação dos exames de imagem obteve 2% de melhoria absoluta, a identificação do prontuário apresentou evolução negativa (-9,0%) e a identificação por pulseira não mostrou resultado positivo. Quanto a melhoria relativa, os critérios com resultados mais significativos concentraram-se na identificação do leito, solicitação de hemocomponentes, solicitação de exames laboratoriais e identificação dos exames de imagem.
CONCLUSÃO
O ciclo de melhoria mostrou-se efetivo e contribuiu para redefinição das atividades de identificação do paciente, com envolvimento dos profissionais de saúde, dos pacientes, dos acompanhantes e da alta administração. Além disso, fortaleceu a cultura institucional focada na segurança e disponibilizou novo estudo frente escassez existente.