Banca de DEFESA: TELMA PAULO DA ROCHA

DATA : 18/04/2024
LOCAL: Auditório C - CCHLA/UFRN

Projeto de letramento: patrimônio imaterial de Ielmo Marinho

patrimônio imaterial, projeto de letramento, práticas sociais, narrativas locais.

Esta pesquisa surge do princípio de que todo lugar tem uma história a qual se configura como patrimônio imaterial, acerca de saberes e tradições que perpassam gerações. Essas práticas situacionais podem despertar consciência valorativa e produção cultural, como no caso do munícipio de Ielmo Marinho/RN. Nesse processo, a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento, focalizamos a leitura, escrita e oralidade como práticas sociais de uso da linguagem na perspectiva dialógica e colaborativa em aulas de Língua Portuguesa. Para desenvolver esta pesquisa no ambiente escolar, definimos como questões de pesquisa: (I) que práticas de leitura, escrita e oralidade podem ser desenvolvidas em torno do projeto de letramento a partir da cultura imaterial dos ielmomarinhenses? (II) que narrativas locais de ielmomarinhenses podem ser mapeadas por meio de projeto de letramento? (III) de que maneira realizar rede de atividades em projeto de letramento a partir da cultura imaterial dos ielmomarinhenses? (IV) como retextualizar as narrativas locais do município em sala de aula? Com vistas a responder a essas perguntas, definimos, como objetivo geral, discutir práticas de leitura, escrita e oralidade em torno de um projeto de letramento a partir da cultura imaterial dos ielmomarinhenses. Para poder alcançá-lo, tem-se os seguintes objetivos específicos: (I) mapear as narrativas locais de Ielmo Marinho por meio de projeto de letramento; (II) apresentar rede de atividades de projeto de letramento a partir da cultura imaterial dos ielmomarinhenses; e (IV) analisar as narrativas locais do município retextualizadas em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano C na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire, no município de Ielmo Marinho/RN, durante o ano letivo de 2023. Referente aos pressupostos metodológicos, esta pesquisa-ação é de natureza qualitativa-interpretavista com viés etnográfico. Como agentes de letramento, contamos com a colaboração da equipe gestora, alunos e colaboradores externos para geração de dados. Realizamos eventos de letramentos com contação e produção de narrativas na sala de aula e em espaços do município. Os instrumentos utilizados foram notas de campo, fotografias, gravações em áudio e exemplares de contos retextualizados do oral para escrita. Como resultados, temos a construção de conhecimentos linguísticos, a valorização do contexto histórico e cultural do município, mediante os eventos de letramento, exteriorizando saberes culturais que perpassam várias gerações, como as crenças e histórias das comunidades de Poço Limpo e Fazenda Potengi, Umarí e Nova Descoberta, práticas das quais emergiram gêneros discursivos envolvendo a leitura/escuta, textos orais, escritos e multissemióticos, inspirados nas histórias locais, patrimônio imaterial do município de Ielmo Marinho/ RN.

Presidente - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Externa ao Programa - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ - UFRNExterno à Instituição - ARTHUR LUIS DE OLIVEIRA TORQUATO - IFRN
Notícia cadastrada em: 20/03/2024 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao