Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA GOMES DE LIMA LEANDRO

DISCENTE : ELAINE CRISTINA GOMES DE LIMA LEANDRO
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Remoto pelo Meet

ANÁLISE DE TEXTOS NARRATIVOS ESCRITOS POR ALUNOS DA COMUNIDADE RURAL DE MASSARANDUBA, CEARÁ MIRIM/RN: “a história contida” de sujeitos da experiência

Texto narrativo; Escrita; Sujeitos da experiência

Atualmente, os alunos tendem a ocupar o seu tempo nas redes sociais ou com jogos digitais, a fim de passar grande parte da sua vida no entretenimento e diversão pelo mundo virtual, assim deixam de aproveitar momentos que podem ser marcantes em suas vidas, seja de modo positivo ou negativo. Por isso, os alunos foram instigados a relatar e escrever acontecimentos narrados do seu dia a dia, transformando-os em escritores da sua própria experiência, diante disso, temos como objetivo geral: Analisar os efeitos de atividades linguageiras na produção de textos narrativos decorrentes de prática de escrita pautada na constituição de sujeitos da experiência. Cabe-nos, os objetivos específicos: identificar marcas linguístico-discursivas indicadoras do estilo de escrita em textos narrativos produzidos em sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental; Propor práticas de ensino de escrita de textos narrativos, a partir de atividades criadoras da linguagem que considerem a história contida, ampliando as possibilidades de escrever; Interpretar, a partir da língua, traços discursivos que possam evidenciar a emergência de uma escrita criativa, sobretudo, dando destaque às experiências do sujeito que escreve. Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, Massaranduba, Ceará-Mirim/RN, pelos estudantes do 7º ano do ensino fundamental, que tiveram a prática de produzir a escrita de textos narrativos. Para delinear os aspectos estruturais e sequenciais, elementos e momentos da narrativa tão recorrentes em manuais didáticos, por exemplo, tomamos como referenciais teórico-metodológicos os estudos de Franchi (1987), Geraldi (1997 e 2011) Larrosa (2014) e Possenti (2011). Por fim, que as atividades linguageiras para a escrita de textos narrativos permitam que os alunos, por meio de suas práticas como sujeito da experiência, consigam compor características e enunciados que estão ao seu redor, em seu cotidiano, além do âmbito escolar, e assim, possam se identificar e narrar as histórias das quais é parte integrante. Então, devido ao processo de intervenção, decidimos elaborar um recurso educacional de acordo com a proposta de texto mencionada no campo metodológico desta pesquisa, o qual tem o objetivo de informar aos professores a existência de estratégias de escritas narrativas para instigar os alunos a escrever mais, assim, os mestres terão um material disponível para que possa complementar o ensino de Língua Portuguesa na esfera da linguagem.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interna - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Externa à Instituição - VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS - UFMA
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 14:57