GÊNEROS DA CULTURA POPULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Literatura popular. Gêneros textuais/discursivos. Livros didáticos. Produção textual.
Esta pesquisa desenvolveu-se a partir da análise de atividades com gêneros textuais/discursivos da tradição popular em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, com foco nas propostas de produção textual oral e escrita. As seguintes questões guiaram o trabalho: 1) Que elementos dos gêneros da tradição popular são contemplados nas atividades analisadas, mais especificamente aquelas de produção textual?; 2) Em que medida essas atividades podem motivar a valorização da cultura popular por parte dos estudantes? O objetivo geral é evidenciar o tratamento dado aos gêneros da cultura popular nas atividades propostas pelos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (lenda, causo e conto popular). Para tanto, o aporte teórico-metodológico utilizado é Marcuschi (2002; 2003; 2005; 2010), Schneuwly e Dolz (2011); Cascudo (2001, 2002 e 2012) e Magalhães e Silva (2021). Retomamos, ainda, discussões de documentos oficiais – PCN e BNCC – sobre o tema. A metodologia principal utilizada foi pesquisa documental, de natureza qualitativa. Os dados apontam para o fato de que os gêneros da cultura oral propostos para estudo pelos LD se concentram nos volumes do 6o e 7o Anos do Ensino Fundamental, cujas atividades propostas tendem a explorar elementos de textualidade, discursividade, normatividade e culturalidade.