Banca de DEFESA: IONE BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IONE BATISTA DA SILVA
DATA : 07/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

FONÉTICA E FONOLOGIA NA ESCOLA: de enfoques restritos a possibilidades amplas


PALAVRAS-CHAVES:

Fonética. Fonologia. Livro didático. Escrita ortográfica.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo oito recortes do livro didático de língua portuguesa Esferas das linguagens, das autoras Maria Inês Batista Campos e Nívia Assumpção, vigente na 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho, em Barcelona-RN. O material selecionado permite uma investigação analítico-descritiva, com o propósito de verificar, nele, o potencial para o desenvolvimento de questões fonético-fonológicas da língua e se esse tipo de abordagem é de algum modo explorado pelas referidas autoras. Do livro constituído por nove unidades e vinte e sete capítulos divididos, respectivamente, em três eixos: Leitura e literatura; Texto, gênero do discurso e produção; e Língua e linguagem, há a seleção dos oito recortes – com potencial para se discutir a constituição fonético-fonológica da língua – e subsequente identificação dos conteúdos efetivamente explorados pelas autoras. Diante da ausência ou do pouco aprofundamento de assuntos relacionados à fonética e à fonologia no corpus analisado, estabelecem-se possibilidades de exploração, considerando os próprios materiais apresentados no livro focalizado. Esta dissertação, em seu viés propositivo, lança, então, o Caderno de Atividades, destacando o ensino-aprendizagem da fonética e da fonologia da língua – também em um paralelo com registros escritos – como um meio para que o alunado passe a ter um conhecimento mais aprofundado sobre a língua nas modalidades falada e escrita. O Caderno pretende suplementar a prática pedagógica do professor no ensino médio, tendo em vista o entendimento de que a fonética e a fonologia envolvem discussões basilares para a internalização da escrita ortográfica, além de integrarem a língua – tendo seus próprios representantes e suas possibilidades de arranjos –, assim como a morfologia e a sintaxe – componentes da gramática mais explorados no ensino-aprendizagem. Tanto a parte analítico descritiva da dissertação quanto a parte propositiva são fundamentadas por enfoques de caráter linguístico, mais especificamente fonético-fonológico, e de caráter sociolinguístico, como os encontrados em Câmara Jr. (1972;1999), Cagliari (1999; 2005), Silva (2003) e Bagno (2008).

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1057540 - CARLA MARIA CUNHA
Externo ao Programa - 277306 - JOAO MARIA PAIVA PALHANO
Externo à Instituição - ALDIR SANTOS DE PAULA - UFAL
Notícia cadastrada em: 19/04/2021 10:23
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