Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE OLIVEIRA SILVA ROQUE

DISCENTE : JULIANA DE OLIVEIRA SILVA ROQUE
DATA : 29/01/2021

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IMERSAS NA CIBERCULTURA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA EM TEMPOS DE RESSIGNIFICAÇÃO

Práticas Pedagógicas. Produção de texto. Escrita Criativa. Fanfiction. Folclore Brasileiro.

As dificuldades de manter a atenção dos alunos nas aulas de língua portuguesa geram desconforto por parte dos professores que ministram a disciplina e que, constantemente, se lastimam da falta de interesse dos alunos pelo conteúdo escolar. O desestímulo dos alunos é visível e responsável por afastá-los cada vez mais da disciplina, principalmente quando se deparam com folhas intituladas de “redação” e com as linhas enumeradas à espera do preenchimento com base em um tema pré-estabelecido. Além disso, o famoso “branco” na hora de produzir textos escritos na esfera escolar acomete boa parte dos estudantes. Professores, costumeiramente, se queixam e colocam a culpa do insucesso de suas aulas na “preguiça” por parte do aluno e que, segundo eles, é marca característica da Geração Z.  Presos no tempo, os professores imigrantes digitais afirmam que a forma que aprenderam quando eram estudantes continua sendo eficaz e isso faz com que eles reproduzam as mesmas práticas e métodos de ensino quando se tornam professores. Os alunos de hoje são diferentes dos alunos de 10, 20, 30, 40, 50 anos atrás, pois, o tempo não para. O ensino na maioria das escolas brasileiras ainda se resume em práticas pedagógicas tradicionais engessadas no século XVIII. Assim, este trabalho tem como objetivos: motivar os discentes a produzirem textos nas aulas de língua portuguesa; despertar a sensibilidade para o fazer literário nas aulas a partir do uso do ciberespaço e de tecnologias educacionais; expandir a imaginação e a fantasia a partir da experimentação literária; desenvolver competências da expressão escrita para a aquisição de novas habilidades linguísticas por meio da escrita criativa. E, por fim, propomos a elaboração de um caderno pedagógico juntamente com atividades integradoras que religam saberes em uma abordagem transdisciplinar, por meio da produção de fanfictions que tenham como texto original lendas do folclore brasileiro.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externa à Instituição - KATIA CILENE FERREIRA FRANÇA - UFMA