Argumentação na, para a e além da escola
Argumentação. Letramento. Roda de conversa. Leitura, escrita e oralidade.
A ressignificação de práticas de leitura, escrita e oralidade no campo da argumentação é o objeto deste projeto de intervenção. Para tanto, partimos do interesse de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em resolver (ou, ao menos, minimizar) problemas de violência na escola por meio da plausibilidade do raciocínio e da força dos argumentos. Nesse sentido, de forma geral, objetivamos desenvolver a competência da argumentação e suas correspondentes habilidades por meio da participação em rodas de conversa, pensadas como eventos de letramento que podem gerar efeitos na escola e além dela. Ademais, de maneira específica, temos por objetivos: (a) mapear estratégias argumentativas e problemas de argumentação a que nossos alunos do 8º ano costumam recorrer com mais frequência; (b) refletir sobre situações de conflito vivenciais, a fim de construir com eles um olhar crítico sobre o uso da argumentação nessas situações. São aporte teórico deste projeto a concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, VOLÓCHINOV [1929] 2017), os estudos de letramento (KLEIMAN, 1995) e os estudos da argumentação (PLANTIN, 2010). Utilizamos como instrumentos didáticos o perfil identitário, que será redigido pelos próprios alunos, um quizz sobre argumentação e o Jogo Questões Polêmicas do Brasil, com os quais geraremos dados para análise. Metodologicamente, este projeto de intervenção é de abordagem qualitativa e de vertente etnográfica (ANDRÉ, 2012).