Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO PAULO BARBOSA DE ALBUQUERQUE PINHO

DISCENTE : PEDRO PAULO BARBOSA DE ALBUQUERQUE PINHO
DATA : 29/04/2019
LOCAL: Auditório C - CCHLA

PRÁTICAS ORAIS SOBRE O BOI SURUBIM: CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ATRAVÉS DA ORALIDADE E DA ESCRITA

Práticas orais. Projeto de letramento. Bumba-meu-boi.

O agudo descaso com a cultura local, no município de Madalena-CE, coloca em xeque a sobrevivência de uma das manifestações folclóricas mais relevantes para identidade cultural da cidade, o Bumba-meu-boi.  Folguedo este realizado, desde o início do século passado, pela família Rodrigues na fazenda Teotônio e cercanias. Desse modo, com toda essa falta de zelo e aculturação massiva, a extinção de tais práticas orais parece ser iminente.  Devido a isso e à necessidade de tornar o ensino uma prática contextualizada, mais próxima à realidade do aluno, é que este projeto, de valor prático e acadêmico, foi desenvolvido. Ele tem como objeto de estudo a preservação das práticas orais – Bumba – meu-boi. Para tanto uma interconexão escola e comunidade torna viável este estudo.  Com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência crítica em relação à cultura local por meio da leitura e escrita, esta pesquisa será realizada na Escola de Ensino Fundamental Paula Queiroz, com os alunos colaboradores do 9º ano, tendo como fundamentação teórica os trabalhos de Kleiman, Oliveira, Tinoco, Marcuschi, Rojo, Cascudo, Freire entre outros. Apresenta uma abordagem metodológica qualitativa com viés etnográfico em que será desenvolvido um projeto de letramento (kleiman), na referida instituição, com a turma supracitada. Serão realizadas também atividades, durante um semestre, em contraturno, que explorem, principalmente, a funcionalidade dos gêneros de pesquisa mais relevantes para a execução de tal projeto (entrevistas, gravações, visitas, questionários, vídeos, registros, fotografias, etc.) e que envolvam mais colaboradores como professores de Artes e a comunidade em questão. Está previsto, como produto, um e-book e a estruturação de um espaço físico na escola para ser o memorial do Boi Surubim.

Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interna - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA