Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYVILANE KALINE DA SILVA REGO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KEYVILANE KALINE DA SILVA REGO FERNANDES
DATA : 29/11/2018
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DA CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS
TÍTULO:

REFLEXÕES TEÓRICAS E  PRÁTICAS SOBRE A COMPREENSÃO LEITORA NO 2º SEGMENTO ( SEXTO AO NONO) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA


PALAVRAS-CHAVES:

comprensão leitora; EJA; estratégias de leitura


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Neste trabalho observamos através de uma atividade diagnóstica, com questões de verificação de compreensão leitora de uma fábula, que os educandos estão com bastante dificuldade na leitura. Poucos conseguiram responder as questões adequadamente. Pela nossa análise, isso ocorreu, principalmente, porque os alunos não são ensinados a compreender textos. O que propomos como alternativa é trabalhar, através de oficinas, as estratégias de leitura segundo Solé (1998). Assim, essa pesquisa apresenta como objetivo geral propor reflexões teóricas e  práticas sobre a compreensão leitora no 2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e como objetivos específicos: identificar e analisar, através da nossa experiência na EJA e de uma atividade diagnóstica, as principais dificuldades que impedem a não  compreensão leitora do aluno da EJA; mostrar uma possibilidade do trabalho com o texto do diagnóstico em sala de aula, de uma forma que realmente auxilie na compreensão leitora; desenvolver reflexões teóricas e práticas sobre atividades formativas envolvendo a compreensão leitora; elaborar, aplicar em sala de aula e analisar oficinas sobre compreensão leitora envolvendo estratégias de leitura (antes, durante e depois da leitura); organizar essas oficinas em um caderno didático para servir como material de consulta do professor a fim de auxiliá-lo no ensino da compreensão leitora. Para atingir nossos objetivos, utilizamos como metodologia o que Geraldi apud Larrosa (2017) traz sobre a experiência. Ele diz que uma das possibilidades de trabalho que leva em conta a experiência é a pesquisa através do uso de narrativas. Dessa forma, utilizamos a narrativa de experiência do vivido, pois a partir de uma situação vivencial na EJA e com ajuda dos conhecimentos teóricos, propomos, aplicamos e analisamos oficinas de compreensão leitora. Como suporte teórico elegemos principalmente a dimensão interacional da linguagem, Geraldi (1997); concepções de leitura Coracini (1995); a leitura na educação de Jovens e adultos, Freire (2011); concepção de língua, Koch (2015); concepção de texto, Marcuschi (2008) e Estratégias de leitura, Solé (1998).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 04/11/2018 12:52
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