Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVAN DE OLIVEIRA

DISCENTE : GILVAN DE OLIVEIRA
DATA : 16/10/2018
LOCAL: SALA DO ORIENTADOR

Uma proposta dialógica para o ensino da literatura norte-rio-grandense no fundamental maior: As possíveis leituras em Chão dos Simples de Manoel Onofre Jr.

Dialogismo. Literatura norte-rio-grandense. Ensino

Este trabalho advoga a favor do ensino da literatura norte-rio-grandense a partir de uma perspectiva dialógica do ensino de literatura, tendo como público alvo turmas de 6º A e B e de 9º ano A do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da rede Estadual de ensino do interior do Rio Grande do Norte. O projeto fundamenta-se teórico e metodologicamente em quatro aportes centrais: A primeira frente parte de trabalhos que fundamentam a importância do ensino da literatura e de seu papel transformador em teóricos como Todorov (2009), Zilberman (2009) Compagnon (2012) e Cândido (2017).  A segunda frente encabeçada por Jouve (2013) discute sobre que tipo de literatura deve se ensinar e estudar na escola e conta com as contribuições de Cereja (2005), Zilberman (2009) e Cosson (2016). A terceira frente descreverá os procedimentos metodológicos para o ensino de literatura a partir da concepção dialógica proposta Cereja (2005), fundamentando-se também no que dizem os PCNs e a BNCC sobre o ensino da literatura a esse nível da escolarização básica. A quarta e última frente baseia-se nos estudos sobre o gênero conto de Cortázar (1993), Ogliari (2012), Bosi (2015) e Onofre Jr. (2010). Num primeiro momento trataremos do porquê e da importância do ensino da literatura na escola no ensino fundamental maior; num segundo momento discutiremos sobre o método dialógico de Cereja (2005); num terceiro momento discorreremos sobre o conto, enquanto gênero literário, suas transformações históricas e o tratamento recebido no âmbito nacional e regional; por fim,  constituirá a parte mais importante do presente estudo, onde descreveremos as atividades e os resultados da aplicação do método de Cereja (2005) direcionadas para leitura de alguns contos do livro Chão dos Simples, de Manoel Onofre Jr, estudados em sala de aula, com análise de suas estruturas narrativas, propriedades estilísticas e associações temáticas com outras obras literárias e manifestações artísticas, testando, assim, a viabilidade do método dialógico de Cereja (2005) como uma alternativa pedagógica sobre leitura o ensino da literatura potiguar no ensino fundamental maior.

Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO