Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO MAURICIO DE QUEIROZ ÂNGELO

LOCAL: sala do orientador, 308

ENSINO DE LITERATURA, POESIA E ECOLOGIA: TRÍADE NA ARTE DE HUMANIZAR

Poesia, Ensino, Natureza, José Paulo Paes, Manoel de Barros

Na perspectiva de contribuir com os estudos realizados sobre literatura e ensino, utilizando como instrumento o texto poético, especificamente a poesia-natureza de José Paulo Paes e Manoel de Barros, sob a ótica do dialogismo, nossa pesquisa intenciona refletir sobre a necessidade da literatura no contexto escolar como um caminho para a apreensão de novos conhecimentos. Analisa ainda o ensino da literatura e seu propósito em sala de aula, a sua pertinência social na formação da consciência crítica do aluno (na formação cidadã). A escolha do trabalho com os poetas em causa justifica-se pelo fato de que eles revelam uma atitude frente ao mundo e à vida, no que se refere à temática da natureza. Tentam nos mostrar que é possível recolher, na simplicidade do cotidiano, fragmentos de beleza e encantamento. Os seus discursos de cunho ecológico tendem à conduzir o leitor à reflexão sobre as práticas habituais, evidenciando a falta de respeito, atenção e cuidado com a natureza, o meio ambiente e o mundo. Trata-se de uma temática que representa um valor imensurável às sociedades modernas e à humanidade, pela perceptível ruína do homem aos recursos naturais, da fauna e da flora. Assim, José Paulo Paes e Manoel de Barros convidam, ou até mesmo, convocam o leitor a refletir e assumir atitudes de cuidado com o meio ambiente, focalizando para as ações dos seres humanos diante da preservação dos recursos naturais. Os poemas desses autores teriam, então, a função humanizadora e funcionariam como instrumento de linguagem capaz de conduzir o educando à reflexão acerca da vida social moderna ou ao mundo de racionalização instituído pela modernidade e ainda ser capaz de reagir à essa civilização? Considerando o ensino de literatura uma importante ferramenta para a formação de uma personalidade sensível e inteligente, bem como a leitura e a escrita um meio de ascensão intelectual e humana do indivíduo, nossa análise tentará, de alguma maneira, elucidar essa e outras questões, por meio da aplicação do texto poético na sala de aula. Além disso, cogita a representação da natureza como categoria analítica e objeto de reflexão junto aos alunos dos 8ºs anos A e B, do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano, localizada no município de Nova Cruz, na Região Agreste do Rio Grande do Norte. Este trabalho toma como âncora de fundamentação o documento base, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Compagnon (2009),Candido (2004),Rildo Cosson (2014), Bosi (2013),Todorov (2009), Hamburguer (2007), Raymond Williams (1989) e Cereja (2005).

Presidente - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo ao Programa - 350490 - ANTONIO FERNANDES DE MEDEIROS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 31/05/2017 13:35