Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SUERBENE PAULINO PEREIRA

Local: SALA DO ORIENTADOR - 308
Título:

A IMAGEM DA MULHER EM FITA-VERDE NO CABELO, NOVA VELHA ESTÓRIA, E HERBARIUM

Trata este trabalho de uma proposta de intervenção pedagógica para turmas de 9º ano do curso EJA, na Escola Estadual Professora Leonor Lima, na zona norte de Natal, bairro da Redinha. A pretensão é analisar, interpretar e investigar, na perspectiva da Literatura Comparada, procedimentos dialógicos entre os contos Fita Verde no Cabelo, nova velha estória, e Herbarium, de Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles, respectivamente, dando-se ênfase à construção da imagem do sujeito-feminino nas obras em questão. Nesse estudo, busca-se, também, compreender a linguagem do conto, seus aspectos mais relevantes, configurados muitas vezes pela representação simbólica, recurso recorrente nas histórias desses escritores.  A escolha dessas duas obras e autores deu-se pela necessidade de se introduzir textos que tragam contribuições significativas para a construção do ser humano como pessoa e cidadão, levando o aluno a perceber que a literatura vai muito além de entretenimento. Seu conteúdo expressa as nossas angústias, sentimentos e anseios, opiniões e contradições revelados através das muitas vozes presentes no texto. Em relação ao letramento literário e à proposta de aplicação em sala de aula, bem como as reflexões sobre o papel da literatura na formação leitora e cidadã do aluno e as relações dialógicas presentes nos dois contos, toma-se como fundamentação teórica o pensamento de Rildo Cosson, Cereja, Candido, Bakhtin, Coelho e outros.

PALAVRAS-CHAVE:

Dialogismo; literatura; ensino; mulher