Banca de QUALIFICAÇÃO: JAKLINI MEDEIROS COSTA

DATA: 13/04/2016
LOCAL: Sala da Chefia do Departamento de Letras

A PRODUÇÃO ESCRITA ARGUMENTATIVA DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Argumentação. Produção escrita. Artigo de opinião.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A partir de um diagnóstico realizado em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Montanhas/RN, e da análise do livro didático adotado nesse nível de ensino, constatamos a necessidade de trabalhar com a produção escrita argumentativa. Verificamos na produção textual dos alunos, problemas relacionados à construção da argumentação e no livro didático, proposta de atividades com gêneros textuais argumentativos que priorizam as características de composição desses gêneros, excluindo recursos que podem dar suporte à escrita argumentativa. Nesta pesquisa, buscamos dar ênfase à construção da argumentação; ao uso de modalizadores como estratégia argumentativa e ao uso dos operadores argumentativos na construção de parágrafos. Trabalhamos textos da esfera argumentativa, dando destaque ao artigo de opinião. Pretendemos responder aos seguintes questionamentos: de que maneira podemos desenvolver a competência textual escrita argumentativa dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Carlos Gomes? De que maneira o conhecimento sobre alguns recursos argumentativos poderão auxiliar os alunos a produzirem textos escritos argumentativos? Elegemos como objetivo geral avaliar o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de propor uma intervenção pedagógica a fim de possibilitar o desenvolvimento da capacidade de argumentar por meio da produção escrita. E como objetivos específicos: a) identificar os principais problemas na construção argumentativa das produções textuais dos alunos; b) identificar e analisar a tese e tipos de argumentos presentes em artigos de opinião; c) analisar as funções dos modalizadores e operadores argumentativos na escrita argumentativa; d) analisar se o conhecimento sobre modalização e operadores argumentativos auxilia na construção textual escrita argumentativa; e) avaliar se o trabalho de escrita e reescrita contribui para a melhoria da produção escrita argumentativa; f) investigar de que modo a construção dos parágrafos poderá auxiliar no aprimoramento da escrita argumentativa. Adotamos os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por DOLZ; NOVERRAZ; SCHENEUWLY (2004), com algumas adaptações, e considerando o processo de reescrita ao longo da aplicação das atividades propostas. O corpus é constituído por quinze textos, dentre quarenta e três textos produzidos pelos alunos. Esses textos foram produzidos em três momentos distintos: a primeira versão foi realizada sem intervenção do professor, a segunda e terceira foram realizadas após as oficinas trabalhadas em sala de aula. Selecionamos cinco textos de cada versão produzida denominadas, produção diagnóstica (PD), produção reescrita (PR) e produção final (PF) a fim de analisar e comparar as melhorias e dificuldades ainda presentes nesses textos, e em seguida, propor novas atividades que possibilitem aos alunos condições de produzir o gênero artigo de opinião. Baseamos em Geraldi (2003, 2005, 2015 produção escrita na escola; em Possenti (2003), Serafini (2004),  Ruiz (2001, 2011) a reescrita textual; Perelman e Tyteca (2005), Toulmin (2006), Reboul (2004), Abreu (2007),  Koch (2011) estudos sobre argumentação; Cervoni (1989), Bronckart (1999), Neves (2013), Castilho e Castilho (2002), Nascimento (2010) modalização; em Figueredo (1999), Garcia (2006) construção do parágrafo e Koch (2004) os operadores argumentativos. Os resultados das produções apontam que o contato com variados textos, o conhecimento sobre os recursos argumentativos estudados, e principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita textual possibilitam melhorias significativas nas produções dos alunos e podem dar suporte à escrita do artigo de opinião.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES