Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELLA QUEIROZ DA SILVA

DISCENTE: MANUELLA QUEIROZ DA SILVA
DATA: 29/03/2016
LOCAL: SALA DO DELET

O FUNK E IDENTIDADES DO SUJEITO: UM PROTÓTIPO DE ENSINO NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Gênero discursivo funk. Leitura. Identidade. Protótipo de ensino.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Em busca do (re)conhecimento do sujeito social representado nas letras do funk, propomos o presente projeto que envolverá os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. O presente estudo terá como aporte teórico Mikhail Bakhtin (2011), juntamente com as discussões que envolvem o conhecido Círculo de Bakhtin. Partindo das leituras feitas pela turma, será alvo da pesquisa o sujeito social encontrado nas letras das músicas do gênero discursivo funk, refratados em seu discurso. Entendendo que a dialogicidade discursiva se perfaz no ato da leitura, procuraremos compreender o enunciado concreto, na tentativa de (re)conhecer as vozes existentes, bem como de onde vêm essas vozes, que valores as representam e se aquelas se comunicam e se identificam com as vozes dos alunos envolvidos na pesquisa. Nosso projeto também se fundamentará nos estudos feitos por Roxane Rojo (2015) sobre protótipos de ensino e estudos com base em Geraldi (1997) e outros. Ao final, os alunos produzirão textos que envolvem o gênero discursivo funk em que possam se sentir representados. Esse trabalho procurará contribuir para a formação de leitores críticos e responsivos, capazes de usar a linguagem em qualquer situação comunicativa e, antes de tudo, cidadãos conscientes e minimamente proficientes na leitura.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo ao Programa - 1109053 - GILVANDO ALVES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 21/03/2016 08:18