Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA RAFAELA LOPES DE MEDEIROS

DISCENTE: FERNANDA RAFAELA LOPES DE MEDEIROS
DATA: 30/03/2016
LOCAL: Sala videoconferrência

(Re)Pensando o ensino de gramática: o sujeito anafórico

Sujeito Anafórico; Sociolinguística Variacionista; Sequência Didática; Ensino de Gramática.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Analisando produções de sequências narrativas de alunos do 9º ano do ensino fundamental, observamos, dentre outros problemas, as dificuldades dos discentes em compreender a categoria gramatical do sujeito – especificamente, do sujeito anafórico – bem como sua utilidade na construção da coesão referencial. A partir daí, tomamos o estudo do sujeito anafórico no ensino fundamental como nosso objeto de pesquisa. Além disso, verificamos como essa categoria gramatical é definida e ensinada tanto considerando as gramáticas tradicionais – como as de Bechara (1999), Cunha e Cintra (1985) e Rocha Lima (1999) – quanto os livros didáticos, comparando-os às definições encontradas nas gramáticas da tradição linguística. Como base teórica, nos fundamentaremos nos pressupostos defendidos pela Sociolinguística Variacionista, seguindo Martins (2013) e Duarte (2008, 2015). Após os estudos da referida categoria gramatical, pretendemos desenvolver, por meio de estratégias de intervenção em sala de aula, a habilidade de reconhecer a função anafórica do sujeito e a relação desta com a coesão textual, garantindo a progressão referencial e evitando o empobrecimento léxico, sintático e semântico em textos de sequência narrativa. Sendo assim, este trabalho destaca (e defende), inicialmente, o ensino de gramática nos bancos escolares, uma vez que, nas aulas de língua portuguesa, surgiu uma tendência a se estudar a língua a partir de textos e gêneros textuais, desvinculando a gramática do processo de leitura e de escrita. Nessa perspectiva, fenômenos gramaticais relevantes ao entendimento do funcionamento da língua dão lugar a, muitas vezes, apenas aspectos linguísticos concernentes à leitura e produção de textos. O que se pretende aqui, mais especificamente, é ressaltar a importância do ensino dos fenômenos gramaticais na tentativa de aumentar o repertório teórico acerca dos fenômenos da língua, fazendo com que os alunos desenvolvam a habilidade de se expressar em diversas variedades da língua além daquela que já dominam.

Presidente - 1717429 - MARCO ANTONIO MARTINS
Interno - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO