Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVANIA RODRIGUES MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVANIA RODRIGUES MACHADO
DATA: 30/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CCHLA
TÍTULO:

TÍTULO: ZILA MAMEDE, MANUEL BANDEIRA E CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE:  A INFÂNCIA ENTRELAÇADA NOS FIOS DA POESIA. UMA ABORDAGEM DO  TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II.


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO. POESIA. ZILA MAMEDE. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. MANUEL BANDEIRA


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

O presente trabalho propõe uma abordagem do texto literário no Ensino Fundamental II, a tomando como ponto de partida uma reflexão sobre o ensino da leitura do poema em sala de aula como um procedimento marcado por diversos equívocos e ancorados, na maior parte das vezes, nos ditames do livro didático, cuja leitura roteirizada tem silenciado os sentidos do texto. Como alternativa a essa prática, nosso projeto de intervenção, aplicado no 8º ano do Ensino Fundamental II, tem como objetivo estabelecer um diálogo entre os poemas de Zila Mamede, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, textos que compõem o nosso objeto de estudo a partir da temática da infância. Como elemento motivador para o estudo dos poemas, teremos as leituras de cartas de Drummond, Bandeira, Câmara Cascudo e Mário de Andrade que, de forma direta e indireta, estão relacionadas com a temática dos poemas. Como produto final, será elaborado um CD com sugestões de oficinas, material este destinado aos professores. Para tanto, teremos como aporte teórico os estudos de Antonio Candido (1995), Antoine Compagnon (2009), Edgar Morin (2005). As análises dos poemas terão como base as reflexões de Otávio Paz (2012), Freud (2014) e Gaston Bachelard (1996). A estratégia metodológica adotada é a sequência básica de Rildo Cosson (2007).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349739 - HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAUJO
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externo à Instituição - WELLINGTON MEDEIROS DE ARAUJO - UERN
Notícia cadastrada em: 14/03/2016 11:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao