Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMIR CÉSAR TEIXEIRA FILHO

DISCENTE: ALMIR CÉSAR TEIXEIRA FILHO
DATA: 29/08/2014
LOCAL: CCHLA, sala 308

INTRODUÇÃO À LEITURA DE POEMAS DE JORGE FERNANDES POR MEIO DE UMA CARTA LITERÁRIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR EM SITUAÇÃO DE ENSINO

Material Didático; Unidade Temática; Correspondências; Poesia; Modernismo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada

Estudo de textos do Livro de poemas de Jorge Fernandes, publicado no ano de 1927 pelo poeta norte-rio-grandense Jorge Fernandes de Oliveira, tendo como elemento motivador da leitura uma carta enviada pelo poeta a Luís da Câmara Cascudo. A finalidade do estudo é apresentar a carta como elemento motivador para o ensino da literatura em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, objetivando apresentar aos alunos a produção literária da época, inserindo-os no universo da cidade do Natal dos anos 20 do século XX, fase da história da cidade considerada como uma das mais fecundas e ricas com relação, não só à quantidade, mas, sobretudo, quanto à qualidade das obras produzidas, destacando-se a poesia modernista de Jorge Fernandes. Todo o processo culminará na elaboração de um livro paradidático destinado a docentes do Ensino Fundamental, de modo a possibilitar, por meio a apresentação do relato da execução de uma Unidade Temática baseada no método da Sequência Didática (COSSON, 2006), a aproximação os alunos do universo da literatura, principalmente da literatura do Rio Grande do Norte, universo tão distante da realidade dos educandos, sobretudo em se tratando de Ensino Fundamental.

Presidente - 349739 - HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1675070 - JOSE LUIZ FERREIRA