Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA SUELY COELHO DE SOUZA

DISCENTE: ANA SUELY COELHO DE SOUZA
DATA: 28/08/2014
LOCAL: Sala de reuniões da ECT

Ressignificando práticas de leitura e escrita: IFRN em foco.

Projeto de letramento, IFRN, prática de leitura e escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Projeto de intervenção que visa ultrapassar o ensino tradicional de Língua Portuguesa, ressignificando práticas de leitura e escrita de alunos do 9º ano de duas escolas da rede pública de cidades litorâneas do Rio Grande do Norte. A perspectiva situada dos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995) é primordial nessa intervenção e está subsidiando o realinhamento conceitual e metodológico de nossas aulas por meio dos princípios contidos na noção de projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008). Vale salientar que, se por um lado, tal projeto requer uma profunda reflexão sobre o lugar sistematizado das práticas de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa, por outro, os alunos participantes encontram mais razões para se dedicarem à aprendizagem: estamos trabalhando em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001), que tem por meta a aprovação do maior número possível de alunos das escolas participantes na seleção para estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), conceituado estabelecimento de ensino do RN, no qual os alunos vislumbram melhores condições de formação profissional e ascensão social. Para tanto, fundamentamo-nos na concepção dialógica de língua(gem) (BAKHTIN [1992] 2011) e nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2003; MACEDO, 2005; TINOCO, 2008). Os colaboradores diretos desta pesquisa são professores e alunos, mas apresentam participação importante também a equipe de apoio pedagógico das escolas citadas, além dos secretários de educação dos referidos municípios. Na geração dos dados, estão sendo analisadas provas anteriores do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (PROITEC), estão sendo aplicados simulados com os alunos e desenvolvidas sessões de escrita individual, colaborativa e reescrita.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAUJO SANTOS - IFRN
Externo à Instituição - RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 30/07/2014 14:06