DESAFIOS DA PROVA BRASIL VIA PROJETO DE LETRAMENTO
Prova Brasil, projeto de letramento, práticas de leitura.
Ressignificar práticas de leitura e de escrita de estudantes do 8o ano através de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000) com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de uma escola pública estadual do município de Extremoz, no Rio Grande do Norte, e, consequentemente, aumentar a proficiência desses alunos em relação à leitura, é o objetivo geral deste projeto de intervenção. Isso porque entendemos que o domínio dessas práticas sociais pode possibilitar a cada aluno maior sucesso escolar e uma melhora considerável na autoestima; à escola, melhores índices e também melhor imagem perante a sociedade; aos professores, o resgate do sentimento de dever cumprido; ao Brasil, a inserção de cidadãos mais preparados para lidar com demandas de escrita. Para tanto, estamos tomando como ponto de partida um dos instrumentos avaliativos adotados pelo Governo Federal, a Prova Brasil. Partimos do pressuposto de que uma análise dos desafios impostos por essa avaliação pode nos oferecer pistas dos descompassos existentes entre o que se ensina e o que se aprende na escola citada, de um lado, e, de outro, o que se avalia nesse dispositivo. Feito isso, temos de observar também as práticas paralelas que envolvem a participação dos alunos na Prova Brasil, bem como as competências que elas exigem, e os impactos que essa preparação pode trazer aos resultados a serem alcançados. A fim de atingirmos nossos objetivos, fundamentamo-nos na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN), na concepção de leitura e escrita entendida como prática social (SOLÉ, 1998) e nos estudos de letramento (KLEIMAN [1995] 2008; TINOCO, 2008). A metodologia aplicada para esse estudo qualitativo envolve a análise da Prova Brasil (por ora a edição 2011), enquanto instrumento avaliador; a avaliação diagnóstica da importância da leitura e da escrita na vida dos adolescentes do 8o ano do ensino fundamental; a realização de oficinas de leitura e escrita; a realização de simulados com o uso de edições aplicadas em anos anteriores da Prova Brasil; a análise dos resultados e o redirecionamento das ações/estratégias de ensino. Resultados preliminares apontam três fatores importantes: (i) os alunos reconhecem globalmente as palavras, não havendo dificuldades quanto à decodificação; (ii) a falta de prática no preenchimento do gabarito de acordo com as exigências da Prova Brasil pode ser elemento desencadeador de resultados negativos; (iii) o ensino de estratégias de leitura contribui significativamente para o crescimento da proficiência dos alunos.