Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANE ARAÚJO DE OLIVEIRA

DATA: 29/08/2014
LOCAL: Sala 314

TRANSITIVIDADE EM PERSPECTIVA FUNCIONAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Transitividade. Funcionalismo. Ensino de Língua Portuguesa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O trabalho discute o tratamento da transitividade em perspectiva funcional. Particularmente, implica o densenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica junto a alunos do 8º do ensino fundamental da Escola Municipal Prof. Ulisses de Góis, localizada no Município de Natal-RN. Como objetivo geral, o trabalho visa oportunizar aos alunos compreender a transitividade como fenômeno escalar, decorrente da situação comunicativa, sensível a pressões semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas. Fundamenta-se teórico-metodologicamente na Linguística Funcional Centrada no Uso, que congrega contribuições da Linguística Funcional de vertente norte-americana e de desdobramentos de pesquisas empreendidas no âmbito da Linguística Cognitiva. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa eminentemente qualitativa e de caráter descritivo e explicativo.

Presidente - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Externo ao Programa - 1673239 - JOSE ROMERITO SILVA