Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO HUMBERTO ALMEIDA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO HUMBERTO ALMEIDA DE CARVALHO
DATA: 04/09/2015
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA - UFRN
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AMBIENTES ACADÊMICOS, À LUZ DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA QUALIDADE DO AR – PRONAR: um estudo de caso.


PALAVRAS-CHAVES:

Política Nacional do Meio Ambiente; Programa Nacional de Controle da qualidade do ar; Qualidade do ar interno; Ambientes acadêmicos, UFRN.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O presente projeto tem como objetivo geral identificar, em ambientes acadêmicos, em que medida os teores de CO, CO₂, umidade, temperatura e velocidade do ar, atendem aos padrões estabelecidos pela Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA e seus instrumentos. O referencial tem como base os aportes teóricos propostos por MAVROGIANI e MUMOVIC (2010), instrumentos da politica Nacional do Meio AMBIENTE (ANVISA, 2003) e PRONAR (1989). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva. No que se refere aos meios, a pesquisa é classificada como sendo bibliográfica, documental e um estudo de caso (Vergara, 2011). Os dados serão coletados em salas de aula, escolhidas aleatoriamente dos setores de aula I, II, III, IV e V, dos Centros do Campus Central, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aplicar-se-á também questionário com perguntas abertas e fechadas, preconizado pela ABNT NBR 16401-3 – 2008. Sobre os índices da qualidade do ar – IQA, a metodologia a ser utilizada foi desenvolvida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América - EPA, (EPA, 2014), que consiste em transformar as concentrações de poluentes atmosféricos em um único valor adimensional que possibilita a comparação com os valores definidos na legislação vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Interno - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 25/08/2015 12:17
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa28-producao.info.ufrn.br.sigaa28-producao