Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA CUNHA DA SILVA PELLENSE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA CUNHA DA SILVA PELLENSE
DATA : 07/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Online - Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DE INTERVENÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A QUALIDADE DO CUIDADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Único de Saúde; Políticas. Planejamento e administração em Saúde; Qualidade da assistência à saúde; Sistemas de saúde.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Introdução: o Sistema Único de Saúde (SUS) tem instituído diversas iniciativas para assegurar a qualidade do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), porém de forma parcial e fragmentada. Diante de recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a integrar estas iniciativas em uma Política e Estratégia Nacional para a Qualidade (PENQ), é prudente analisar se as esferas de gestão do SUS (nacional, estadual e municipal) têm adotado integralmente as intervenções estratégicas recomendadas para qualificar a atenção à saúde. 

Objetivos: o objetivo geral é propor um modelo para análise das intervenções estratégicas para a melhoria da qualidade do cuidado no SUS, no atual contexto de fragmentação. Especificamente: a) mapear os estudos de avaliação de políticas e estratégias nacionais de qualidade em sistemas de saúde ao redor do mundo; b) identificar instrumentos disponíveis para avaliar as intervenções estratégicas para qualidade do cuidado em sistemas de saúde; c) descrever as políticas e estratégias para a qualidade encontradas nos estudos quanto aos elementos recomendados pela OMS e; d) adaptar transculturalmente e validar  um instrumento de medida das intervenções estratégicas para a qualidade do cuidado no SUS. 

Método: o estudo possui dois delineamentos: 1- Revisão de Escopo; 2 - Adaptação Transcultural de um Instrumento de Medida. A revisão de escopo segue o modelo proposto originalmente por Arksey e O'Malley, atualizado por Levac, Colquhoun e O’brien. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados Medline/Pubmed, Embase, Cochrane, CINAHL, Scopus e Web of Science, em dezembro de 2022. A adaptação  transcultural consta da tradução, adaptação e validação do “Questionnaire for Quality of Care Interventions in Health Systems", desenvolvido originalmente em inglês, para o contexto brasileiro. Será realizado entre fevereiro a junho de 2024, seguindo as seis etapas propostas por Beaton et al.

Resultados parciais: existe uma escassez de publicações sobre avaliação das estratégias para a qualidade no nível de sistemas de saúde. Após identificar 85 estudos potencialmente elegíveis, nove foram incluídos na. Entre os países que possuem PENQs, oito são do continente africano, muitos deles apoiados por agências internacionais como a OMS. Em relação aos instrumentos para avaliação das intervenções estratégicas para a qualidade do cuidado a nível de sistemas de saúde, foram encontradas quatro ferramentas. Destaca-se o instrumento proposto por Bengoa et al, utilizado para avaliar a qualidade do sistema de saúde do Afeganistão, Albânia e México. Quanto aos elementos recomendados pela OMS para a implantação de PENQs, os mais presentes foram a governança e a estrutura organizacional para a qualidade, as quais foram evidenciadas em todas as experiências publicadas. 

Considerações: a pesquisa mapeou os interessados em desenvolver e avaliar PENQs e identificou a necessidade de desenvolvimento de modelos e instrumentos para a avaliação das estratégias para a qualidade em sistemas de saúde. Resultados futuros devem propor e analisar um modelo para avaliar a integralidade das estratégias para a qualidade no SUS, visando fortalecer a melhoria da qualidade nas RAS. A próxima etapa adaptará o instrumento priorizado e seus resultados ainda serão descritos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Externa ao Programa - 1222022 - CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA - UFRNExterna à Instituição - MÔNICA SILVA MARTINS - ENSP
Externo à Instituição - PAULO SOUSA
Notícia cadastrada em: 01/02/2024 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao