Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA GABRIELLA COSTA LEMOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA GABRIELLA COSTA LEMOS DA SILVA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Sala virtual do Google Meet no link https://meet.google.com/aky-zurm-xgd

Estado nutricional de vitamina E e fatores de risco associados às doenças cardiovasculares em adultos e idosos: estudo Brazuca Natal

Vitamina E, Alfa-Tocoferol, Deficiência de vitamina E, Fatores de risco cardiovascular, Consumo alimentar.

Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morbimortalidade no mundo. Diante disso, são estudadas estratégias de prevenção e tratamento de eventos cardiovasculares. Dentre elas, a vitamina E destaca-se por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, apoiado por descobertas de que maior ingestão dietética de vitamina E e maiores concentrações de α-tocoferol (α-TOH) séricos estão associados com menor risco de eventos cardiovasculares. Com isso, dados sobre o estado nutricional de vitamina E da população e a sua relação com os fatores de risco cardiovascular são estratégias importantes para subsidiar programas e políticas públicas voltadas a prevenção e tratamento das DCV. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de vitamina E e a relação com fatores de risco cardiovascular em adultos e idosos do Estudo Brazuca Natal. Métodos: Trata-se de um estudo de diferentes métodos. 1) A revisão narrativa sobre a relação do status de vitamina E com as DCV em estudos populacionais, realizada a partir da busca nas bases de dados PubMed, LILACS, Scielo, Scopus e no site de busca google acadêmico, em todos os idiomas, sendo priorizados artigos referentes ao período dos últimos dez anos (2012 a 2022). 2) Estudo transversal, que buscou avaliar a prevalência de deficiência de vitamina E (DVE) e os fatores de risco cardiovascular que interferem no status do α-TOH sérico em adultos e idosos do estudo Brazuca Natal. Análise de regressão linear múltipla foi realizada entre o α-TOH sérico (variável dependente) e fatores de risco cardiovascular. 3) Estudo transversal, com o objetivo de avaliar o consumo de vitamina E, e identificar as principais fontes alimentares consumidas do micronutriente pela população avaliada. Para tanto, foram analisadas as condições socioeconômicas e demográficas (sexo, idade, cor/raça, escolaridade, renda per capita e distrito sanitário de moradia) e o consumo alimentar de vitamina E. Resultados: Na revisão narrativa foi observado que a DVE pode ser um problema de saúde pública, por ocorrer uma variação de 0,6% a 55,5% de DVE em todo o mundo, com percentuais mais elevados na Ásia e na Europa, onde se destacam as elevadas taxas de mortalidade por DCV. Estudos populacionais sugerem efeitos protetores da vitamina E nas DCV, porém, estudos de intervenção com suplementação de α-TOH não confirmaram a sua ação cardioprotetora. No estudo transversal foi observado que 24,8% dos adultos e idosos de Natal apresentavam DVE e 89% apresentaram baixas concentrações de α-TOH circulante (abaixo de 30 µmol/L). Verificamos que as pessoas do sexo feminino tinham maiores valores médios de α-TOH sérico. Além disso, os fatores de risco cardiovascular que implicaram em um aumento do α-TOH sérico dos indivíduos foram índice de adiposidade visceral elevado e maiores valores do escore de risco global. O estudo 3 demonstrou que 95,7% dos indivíduos apresentavam baixa ingestão de vitamina E, considerando a EAR de 12 mg/dia, com menores valores de ingestão nos idosos, mulheres, naqueles com renda per capita menor que meio salário mínimo e com menor escolaridade. O óleo de soja, polpa de açaí e carne vermelha forneceram o maior teor de vitamina E ingerida. Conclusão: O estudo demonstrou uma elevada prevalência de DVE e um baixo consumo de vitamina E na população estudada, sendo observada relação entre o α-TOH sérico e fatores de risco cardiovascular.

Presidente - 2149611 - CLELIA DE OLIVEIRA LYRA
Interna - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Externa ao Programa - 2578592 - KARLA DANIELLY DA SILVA RIBEIRO RODRIGUES - UFRNExterno à Instituição - MARCOS FERREIRA MINICUCCI - UNESP
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 16:22