Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS TEIXEIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAÍS TEIXEIRA DOS SANTOS
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva - UFRN

TECNOLOGIAS IMERSIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES

Adolescente. Educação em saúde. Realidade Virtual. Realidade Aumentada. Gamificação.

As tecnologias imersivas têm sido cada vez mais inseridas no contexto da educação por possibilitarem uma aprendizagem mais interativa e revolucionária, sendo importantes para incentivar o aumento da colaboração entre os usuários do ambiente virtual e o aumento da criatividade e da motivação na realização de suas atividades, funcionando como estratégia principalmente quando este público é de adolescentes. Nesse contexto, tais tecnologias oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que proponham estratégias efetivas, longitudinais e autossustentáveis de ações em educação em saúde. Assim, o presente estudo tem como enfoque o desenvolvimento de ferramenta digital utilizando técnicas de gamificação e de realidade virtual voltadas para adolescentes que possam ser aplicadas no ambiente escolar, objetivando-se prevenir a adoção de comportamentos de risco com o estímulo ao consumo alimentar e hábitos de sono saudáveis e a prática regular de atividade física. Tratase de uma pesquisa de desenvolvimento e aplicada na modalidade de produção tecnológica. O estudo está organizado em duas seções, sendo elas: Seção I - desenvolvimento das revisões sistemáticas: 1) evidências científicas relativas ao uso da realidade estendida associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 2) evidências científicas relativas ao uso de estratégias de gamificação associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 3) evidências científicas relativas ao uso do Minecraft Education em intervenções de educação em saúde; Seção II: descrever o processo de desenvolvimento da ferramenta digital utilizando tecnologias de realidade virtual e estratégias de gamificação baseado nos resultados das revisões sistemáticas apresentadas nesta tese. Para escrita das três revisões sistemáticas, foram realizados os registros dos protocolos de revisão sistemática no banco de dados do International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42022373833, CRD42022373876 e CRD42023467642) com base nas diretrizes de declaração dos Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols. Como resultados, foram desenvolvidos, até o momento, três artigos de protocolo (um publicado, um em revisão e um em desenvolvimento) e três revisões sistemáticas em desenvolvimento. O desenvolvimento da ferramenta digital está acontecendo em parceria com a Universidad Catolica San Antonio de Murcia, em Murcia, Espanha, avançando pelas etapas de construção da árvore de decisão com os experts no tema de pesquisa para que os adolescentes tenham a oportunidade de realizar escolhas saudáveis na cozinha de casa, na cantina da escola e no mercado. A ferramenta encontra-se com o formato para o público espanhol pronta e será iniciada a fase de testes para que, em seguida, seja desenvolvida a interface para brasileiros. Espera-se finalizar a ferramenta digital que se está construindo e as revisões sistemáticas que estão em desenvolvimento, além do artigo original sobre a criação da ferramenta digital, até a defesa da tese.

Presidente - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interna - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA