Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE PEREIRA DA SILVA
DATA : 06/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Motivação e Competências para o Sucesso de Projetos de Melhoria da Qualidade do Cuidado de Saúde


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade dos Serviços de Saúde. Melhoria contínua da qualidade. Motivação. Educação em Saúde Pública


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Introdução: O sucesso de projetos colaborativos de melhoria da qualidade em saúde depende do engajamento dos profissionais que atuam na assistência ao paciente e do conhecimento e habilidades nos métodos e ferramentas da melhoria da qualidade.  Os fatores que modulam a motivação e a avaliação das competências nesses projetos ainda não estão claros. O objetivo deste estudo foi analisar barreiras e facilitadores à motivação de profissionais de saúde em um grande projeto de implementação de práticas baseadas em evidências de prevenção de infecção em unidades de terapia intensiva de hospitais brasileiros e criar e validar uma ferramenta de avaliação das competências em melhoria da qualidade.

Métodos: O estudo da motivação foi qualitativo, baseado na análise de conteúdo de entrevistas em profundidade semiestruturadas com profissionais de saúde participantes do projeto colaborativo de melhoria da qualidade “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil” envolvendo 116 hospitais brasileiros. Selecionamos aleatoriamente os hospitais e realizamos as entrevistas por videoconferência com os profissionais de saúde que participaram do projeto. A amostra foi por conveniência e o tamanho final foi definido pelo princípio da saturação. Os dados foram codificados usando o software NVivo, e as análises foram baseadas no modelo de Capacidade, Oportunidade, Motivação e Comportamento (COM-B) e no Modelo para Entender o Sucesso na Qualidade (MUSIQ).  O questionário de avaliação das competências foi construído após revisão de literatura e a análise de conteúdo será feita por um painel de especialistas utilizando a técnica Delphi.

Resultados: Para a avaliação da motivação foram entrevistados 28 profissionais de saúde de 12 hospitais das cinco regiões do Brasil. As barreiras encontradas foram o não envolvimento da alta direção, exigência de resultados imediatos, falta de insumos, excesso de burocracia para mudanças, sobrecarga de trabalho, falta de carga horária prevista para o projeto, resistência de profissionais de saúde experientes, crença de que a melhoria aumenta carga de trabalho, dificuldade de engajamento dos profissionais do turno da noite, pouco envolvimento dos médicos, falta de conhecimento sobre melhoria da qualidade e coleta de indicadores. Participação ativa da alta direção nas rodadas, política institucional de melhoria contínua, equipe de melhoria da qualidade presença constante na unidade, entusiasmo do líder da equipe, entender o motivo das mudanças, trabalho em equipe, participar de testes de mudança, aprender na prática, comemorar pequenos resultados e feedback sobre os resultados foram facilitadores para a motivação.  O questionário de avaliação das competências ainda será validado, mas observamos que o projeto colaborativo contribuiu para a formação dos profissionais participantes, possibilitando uma experiência ´prática no método de melhoria da qualidade. 

Conclusão: Este estudo reforçou a importância de customizar grandes projetos, envolvendo os moduladores da motivação, intervindo nos fatores identificados como barreiras e facilitadores, e verificando as interações no microssistema para garantir a máxima motivação durante os projetos colaborativos. E as expectativas para as contribuições do segundo estudo são grandes em virtude da possibilidade de fechar o elo entre motivação e competências necessárias para o sucesso de projetos colaborativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo à Instituição - MARGARETH CRISÓSTOMO PORTELA - ENSP
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 14:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao