Banca de DEFESA: SONALY MELO DE MACEDO

DISCENTE : SONALY MELO DE MACEDO
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Remoto

ESPIRITUALIDADE DOS PACIENTES DIANTE DO ENFRENTAMENTO DO CÂNCER: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Espiritualidade, câncer, oncologia, pacientes, enfrentamento

INTRODUÇÃO: O câncer é um grave problema de saúde pública que acomete várias idades, ambos os sexos e classe social. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, ocorrerão 625 mil casos novos de câncer entre 2020-2022. O bem-estar espiritual é um domínio da qualidade de vida quando está relacionado ao câncer. A Organização mundial de saúde em 1988 inclui o aspecto espiritual nas dimensões de saúde, assim começou-se a pensar na importância desse fator no processo do cuidado integral.  OBJETIVO: Verificar como a espiritualidade é compreendida pelos pacientes no processo de enfrentamento do câncer. MÉTODO: Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvido de acordo com Arksey e O'Malley e Levac et al, baseado no manual do Joanna Briggs Institute, e guiado pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os registros foram mapeados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A estratégia de busca foi desenvolvida combinando descritores e utilizando o operador booleano AND: spirituality and cancer and patients; spirituality and oncology and patients. Foi utilizado o software Rayyan para a seleção dos artigos por meio da análise do título e do resumo. Ao todo foram obtidos 1431 artigos nos quais 498 foram selecionados de acordo com as questões de pesquisa (utilizando o mnemônico PCC (Population–Concept–Context) e inseridos num quadro com os resultados obtidos. Observou-se que a espiritualidade enquanto mecanismo de enfrentamento foi bastante utilizados pelos pacientes com câncer tanto positivamente quanto negativamente. Estratégias como oração, crenças religiosas, confiança, fé em Deus e acreditar no poder Superior foram fundamentais para amenizar o sofrimento pelo qual vivenciaram com o processo de tratamento da doença.  A aceitação da morte e a certeza da eternidade trouxe alívio diante da terminalidade. De forma negativa também foram encontrados pacientes que relataram se sentirem punidos por Deus ou traídos por Ele despertando raiva e desencadeando sofrimento espiritual. Muitos acreditaram também na cura espiritual e abandonaram o tratamento tradicional gerando uma maior agressividade da doença e com isso sofrimento físico. A qualidade de vida global, apoio da família, amigos, profissionais de saúde e religioso foram fontes que influenciaram diretamente o nível de espiritualidade dos pacientes. CONCLUSÃO: A espiritualidade constituiu como estratégia eficaz diante do enfrentamento da doença para os pacientes. Proporcionando alívio dos sintomas físicos, diminuindo a ansiedade, depressão, desesperança vivenciados durante o processo de adoecimento.  É preciso avaliar as necessidades espirituais dos pacientes para poder promover um melhor bem-estar espiritual. Incorporar o cuidado espiritual no plano de tratamento pode melhorar a experiência dos sintomas do câncer. É preciso uma visão holística por parte dos profissionais para abordarem a espiritualidade com os pacientes, pois uma melhor compreensão pode trazer alívio para o sofrimento vivenciado.

Presidente - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN