Banca de DEFESA: ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES
DATA : 25/01/2021
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROTOCOLOS DE IDENTIFICAÇÃO DA PERDA AUDITIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Saúde. Perda auditiva. Audição. Serviços de saúde escolar. Programas nacionais de saúde.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

O uso de instrumentos com adequada acurácia diagnóstica para identificação das perdas
auditivas em escolares é fundamental. Conhecer e gerenciar informações em saúde auditiva que
englobem o ambiente escolar, informações individuais e da escola, auxilia a elaborações de
ações individuais e coletivas no âmbito da Saúde e Educação, como objetiva o Programa Saúde
na Escola (PSE). O objetivo dessa tese é estudar protocolos de identificação da perda auditiva
em escolares do ensino fundamental I e II, desenvolvido a partir de cinco estudos. Serão
descritos dois estudos de acurácia diagnóstica, uma revisão sistemática, um relato de
experiência e um estudo ecológico. 1) Estudo de acurácia diagnóstica, comparando métodos
convencionais de triagem auditiva ao padrão de referência – triagem audiométrica,
timpanométrica e com emissões otoacústicas com estímulo transiente (EOAT); 2) Estudo de
acurácia comparando diferentes critérios passa-falha das EOAT comparado ao padrão de
referência; 3) Revisão sistemática sobre métodos computadorizados de triagem auditiva; 4)
Relato de ações de promoção à saúde auditiva em ambiente escolar; 5) Estudo ecológico sobre
a Triagem Auditiva Escolar (TAE) no âmbito do SUS. Os resultados da tese incluem 1) EOAT
como protocolo com melhores medidas de acurácia para triagem auditiva escolar; 2) EOAT
com relação sinal/ruído igual ou maior do que 3dB em três das cinco bandas de frequência não
consecutivas com melhor acurácia; 3) Entre os seis instrumentos identificados, três
apresentaram sensibilidade e especificidade maior que 70% - teleaudiometro baseado em tablet
P.E.T.I.T., aplicativo HearScreen™, Audiômetro baseado em computador; 4) As cinco
atividades propostas foram efetivas, sendo observado engajamento por parte de toda a
comunidade escolar e mudanças de hábitos por parte dos escolares; 5) Não há tendência de
aumento significativo nas taxas de realização da triagem auditiva escolar no Brasil, sendo as
mesmas distribuídas desigualmente no território nacional. Com a conclusão dos estudos
individuais e sua análise conjunta, observa-se que podem ser utilizados diferentes métodos para
a identificação da perda auditiva em escolares desde que sejam válidos, porém essa ação não
deve ser isolada, e precisam ser consideradas as realidades locais e rede de saúde auditiva, uma
vez que há baixa cobertura da realização da TAE no âmbito do SUS. Dessa forma será possível
efetivar as ações propostas pelo PSE no âmbito da saúde auditiva, considerando as necessidades
intersetoriais e saúde e educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA MIRABAL
Interno - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interna - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Externa à Instituição - ADRIANA BENDER MOREIRA DE LACERDA - UDEM
Externa à Instituição - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI - UFPB
Notícia cadastrada em: 11/01/2021 16:23
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