Banca de DEFESA: JOSE ADAILTON DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ADAILTON DA SILVA
DATA : 26/06/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Odontologia

GRUPO ESTRATÉGICO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PESQUISA PARTICIPATIVA SOBRE A AUTONOMIA DE PESSOAS VIVENDO COM DIABETES

Autonomia Pessoal. Pesquisa qualitativa. Doença Crônica. Diabetes Mellitus. Processos grupais.

A diabetes exige mudanças na vida de quem adoece, em especial, requer a adoção de hábitos de vida saudáveis, atividade física regular e até a autoadministração de medicamentos. Por vezes, exige certo autocontrole que requer a capacidade de reconhecer opções e tomar decisões, ou seja, é necessário o exercício da autonomia pessoal. A importância da discussão sobre autonomia parte do respeito pelas escolhas das pessoas, mesmo diante de situações limitadoras e, deste modo, trabalhar a autonomia nas doenças crônicas ainda é bastante desafiador. Este estudo teve como objetivo compor estratégias de promoção da saúde, a partir da implantação de um Grupo Estratégico de Promoção da Saúde – GEPS, para produzir autonomia das pessoas quanto aos modos de cuidarem da saúde e de lidarem com a condição crônica da doença. Trata-se de pesquisa do tipo participativa, com abordagem qualitativa, apoiada na reflexividade. Foi constituído um grupo composto por dezesseis pessoas diagnosticadas com diabetes para discutir temáticas diversas, definidas e pactuadas com as participantes. A análise das narrativas produzidas nesses encontros resultou em três eixos temáticos, a saber: a) Reconhecer a diabetes; b) Conviver com a diabetes e c) Exercitando a autonomia e o protagonismo. Estes eixos compuseram três sínteses textuais, as quais foram apreciadas e validadas pelas participantes em outros três encontros. Dessas sínteses, desdobrou-se o exercício interpretativo. Os resultados obtidos mostram as experiências das pessoas participantes em relação ao impacto do diagnóstico da diabetes, o que provocou um momento de instabilidade no reconhecimento de seus modos de cuidar da própria saúde e implicou a adoção de novos significados para seus hábitos de vida. O reconhecimento da condição crônica transforma diretamente o modo como elas passam a conviver com a diabetes, a partir de suas diversas estratégias pessoais de autocontrole, autocuidado e adaptação. Compartilhar as experiências facilita o reconhecimento de escolhas possíveis ao próprio sujeito, estimulando sua autonomia e seu protagonismo. O cuidado compartilhado, em um processo de cogestão, é fundamental para a longitudinalidade do cuidado a diabetes. Entre as conclusões do estudo, ressalta-se que o Grupo Estratégico de Promoção da Saúde amplia as possibilidades de cuidado de si e provoca reflexões sobre o trabalho em saúde e as práticas de promoção da saúde, como uma ferramenta importante para a gestão do cuidado na cogestão de coletivos. As estratégias grupais, quando direcionadas para a autonomia dos sujeitos, fortalecem a Atenção Primária à Saúde e possibilitam o alcance de seus atributos essenciais.

Presidente - 1149598 - ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA
Externo ao Programa - 1674041 - ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM