Banca de QUALIFICAÇÃO: MAILSON PEREIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAILSON PEREIRA ALVES
DATA : 31/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/kck-isvc-ejf
TÍTULO:

Variações Diurnas e Sazonais nas  trocas de Carbono, água e energia em uma Floresta Primária na Amazônia – Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Produtividade Primátia Bruta, Fluxo Líquido do Ecossistema, Evapotranspiração


PÁGINAS: 16
RESUMO:

As trocas de carbono em áreas florestais, seja pelo fluxo líquido do ecossistema (NEE) ou pela produtividade primária bruta (GPP) desempenham um papel importante na compreensão das interações biosfera-atmosfera e os ecossistemas terrestres, enquanto a estimativa da eficiência do uso da água (WUE) fornece compreensão sobre a compensação entre o ganho de carbono e a perda de água pelos ecossistemas, de modo que entender sua dinâmica e fatores de controle nestes ambientes é essencial para compreender as possíveis respostas dos ecossistemas às mudanças climáticas que o planeta passa. É particularmente importante ter estas estimativas e padrões bem definidos em áreas como a Amazônia, dadas as taxas crescentes de degradação e desmatamento na região nos últimos anos. Usando dados de torre de medições de fluxo na flona de Caxiuanã-PA,  dados climáticos, de trocas de CO2 e WUE foram estimados. Pretende-se comparar os dados de GPP com o produto MOD17A2 (GPPMOD17) para validação. Os resultados até o momento mostram:

i) marcante sazonalidade das variáveis climáticas e de fluxos de energia, com a evapotranspiração e temperatura do ar no sítio acompanhando a marcha anual da radiação solar e precipitação; ii) os fluxos de energia em fase e dependentes da energia disponível; iii) O sítio como um sumidouro de carbono, variando a intensidade de acordo com a disponibilidade hídrica anual do sítio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 842.400.082-04 - GABRIEL BRITO COSTA - UFOPA
Interno - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Externa à Instituição - KEILA RÊGO MENDES - ICMBio
Notícia cadastrada em: 10/05/2022 12:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao