5ª PALESTRA DO CICLO DE SEMINÁRIOS PPGCC/DCAC

A Coordenação do PPgCC convida todos a participar da 5ª palestra do Ciclo de Seminários que acontece hoje, 18/06, às 15:00 com Gabriel Brito Costa - UFOPA e PPGCC, no link meet.google.com/uhj-wyhb-edr.

Tema:Balanço De Carbono Nos Biomas Do Brasil

Resumo:

Apesar de haver diversos trabalhos estimando fluxos e estoques de carbono nos biomas brasileiros, tais estimativas ainda carregam um percentual de erro dadas as limitações metodológicas (subestimativas noturnas no caso dos fluxos medidos por eddy covariance, por exemplo) e devido sua limitação espacial ,geralmente limitadas ao ponto de uma torre de medição. Há uma grande necessidade em se entender o efeito das mudanças climáticas, tanto do ponto de vista da mudança de uso do solo sobre o clima, como a forma com que a mudança do clima influenciará no percentual remanescente destes ecossistemas. Há indícios de maior freqüência de eventos extremos (seca e cheia), sendo que as inundações são os principais determinantes dos padrões e processos ecológicos nos sistemas de planícies aluviais. As mudanças climáticas em curso e previstas indicam  mudança nos regimes regionais de chuva. É preciso compreender melhor estes efeitos via modelagem, pois isto alteraria até mesmo a sazonalidade do nível das inundações, gerando alterações ecológicas importantes. A integração dos dados estimados por outras metodologias objetiva a diminuição dos erros inerentes ás medidas, aferição e calibração destas de modo que o dado gerado possua maior confiabilidade para o uso nos modelos de interação biosfera-atmosfera, que gerarão resultados ainda pouco conhecidos para dados de maior resolução espacial.

 


Notícia cadastrada em: 18/06/2021 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao