Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA SOUSA MARQUES

DISCENTE : ANA MARIA SOUSA MARQUES
DATA : 28/06/2021
LOCAL: Videoconferência - Google Meet

CONSTRUÇÃO E ANÁLISE dE UMA SÉRIE MULTIANUAL DAS TROCAS de ENERGIA E CO2 de UMA ÁREA REMANESCENTE do bioma caatinga SEGUNDO MODELAGEM OFFLINE

Caatinga, CO2, Clima, modelo

A concentração de CO2 apresenta uma elevada variabilidade interanual devido à elevada variabilidade da absorção e da emissão desse gás de efeitos estufa pelos ecossistemas terrestres (sequestro de carbono). Essa elevada variabilidade tanto da absorção (fotossíntese) quanto da emissão (respiração dos ecossistemas) faz com que esses ecossistemas alternem as condições fonte ou sumidouro de CO2 ou de neutralidade a longo prazo. A variabilidade interanual e as tendências dos sumidouros de CO2 são controladas por diferentes regiões biogeográficas. Enquanto a variabilidade interanual é controlada pelas regiões altamente produtivas, os ambientes semiáridos (menos produtivos) controlam as tendências dos sumidouros em escala global. Na literatura, as lacunas existentes na compreensão das trocas de CO2 em ambientes semiáridos têm limitado nossa capacidade de entender e prever variações interanuais e decadais do ciclo do carbono em escala global. Buscando entender qual as implicações do CO2 no clima, o objetivo deste projeto é identificar os fatores que influenciam o balanço de carbono na Caatinga, vegetação típica da zona semiárida do nordeste brasileiro. Será feita uma avaliação da dinâmica do CO2 em uma área preservada do Bioma Caatinga durante anos extremos de seca e chuvas intensas através de simulação Modelo INLAND (Integrated Model of Land Surface Processes) que foi desenvolvido para estudar a resposta dos ecossistemas tropicais às condições ambientais. A primeira etapa do estudo constará da calibração do modelo INLAND utilizando os dados do balanço de energia  e do balanço de CO2  obtidos pelo método EC durante dois anos consecutivos na ESEC-Seridó. Além dos dados citados anteriormente, também serão utilizados dados meteorológicos observados também na referida torre como dados de entrada. Após calibrado, o modelo será utilizado para construir uma série multianual do balanço de energia e do balanço de CO2 de uma área de Caatinga nas condições da ESEC-Seridó. Os dados de entrada do modelo constarão dos dados meteorológica horários observados ao longo de 10 anos em estações meteorológicas automáticas pertencente a rede do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).A referida torre de fluxo de 11 m de altura é equipada com sistema EC. O estudo busca quantificar e avaliar os padrões sazonais e anuais de trocas de CO2 no bioma Caatinga, bem como avaliar a condição de fonte ou sumidouro de CO2 durante anos com precipitação acima e abaixo da média climatológica. Também serão avaliados a eficiência de uso do carbono (𝐶𝑈𝐸 = 𝑁𝐸𝑃⁄𝐺𝑃𝑃) e a eficiência de uso da água (𝑊𝑈𝐸 = 𝐺𝑃𝑃⁄𝐸𝑇) pelo Bioma nas duas situações extremas.

Presidente - 2086472 - BERGSON GUEDES BEZERRA
Interno - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA