Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO HENRIQUE MORAIS CASTRO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO HENRIQUE MORAIS CASTRO OLIVEIRA
DATA : 26/04/2021
LOCAL: GOOGLE MEET

SEGURANÇA HÍDRICA NA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO ATLÂNTICO NORDESTE ORIENTAL

Gerenciamento hídrico, Standarized Precipitation Index, Soil and Water Assessment, Simulação hidrometerológica

Em várias partes do mundo a disponibilidade hídrica em termos quantitativos e qualitativos está sob constante ameaça diante das alterações impostas pela atividade humana e pela ocorrência de fenômenos extremos. No Brasil, apesar do território nacional dispor de 11% dos recursos de água doce do mundo, constantes crises hídricas assolam a bacias e regiões hidrográficas sujeitas a altas temperaturas, elevadas taxas de evaporação, escassez de chuvas e mudanças no uso e ocupação do solo. Por consequência, a associação dos fatores citados vem tornando o gerenciamento hídrico bastante complexo em algumas unidades hidrográficas. Dessa forma, pretende-se avaliar de modo geral a segurança hídrica nas sub-bacias hidrográficas contidas na região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental. Além disso, especificamente estimar a disponibilidade e as demandas hídricas em sub-regiões de maior vulnerabilidade hídrica e simular cenários futuros da relação oferta, demanda e uso do solo. Para tal, serão utilizadas informações do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para estimar as demandas hídricas nas sub-bacias, ao mesmo passo que serão utilizados dados de precipitação e temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia, e de vazão da Agência Nacional de Águas a fim de aferir a disponibilidade hídrica. Em seguida, dados de uso e ocupação do solo do Portal MapBiomas fundamentarão as análises acerca do uso e ocupação do solo. Na metodologia, instiga-se pautar o desenvolvimento deste trabalho a partir dos seguintes pontos: (i) Standarized Precipitation Index com a finalidade de obter os períodos de seca hidrológica, (ii) Generalized Pareto distribution com intuito de verificar os períodos de retorno estimados de precipitação e vazão (ii) Modelo Soil and Water Assessment a fim de predizer transporte de sedimento nas sub-bacias, (iii) e Sistema de Informações Geográficas com o intuito de promover a sobreposição de imagens e informações, além de realizar as operações de calibração, subdivisão da região hidrográfica e simulação de projeções futuros juntamente com o modelo hidrológico. Baseada na utilização dessas metodologias, preliminarmente foram detectadas unidades hidrográficas em estresse hídrico, assim como os períodos de retorno para eventos de precipitação e vazão destas unidades em questão. O diagnóstico hídrico e socioambiental de uma destas indicou que a disponibilidade qualitativa e quantitativa da água pode estar sofrendo cada vez mais interferência externa. Por fim, prevê-se obter cenários de futuro próximo e distante da relação oferta, demanda e uso do solo.

Presidente - 1914304 - KELLEN CARLA LIMA
Interna - 792.031.834-34 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - UFRN
Externa ao Programa - 1759777 - ADELENA GONCALVES MAIA
Notícia cadastrada em: 15/04/2021 13:43