Ciclo de Seminários PPGCC - 09/10/20

Seguem os detalhes da palestra do Ciclo de Seminários conjunto em Ciências Climáticas do PPGCC/DCAC /UFRN - 9/10, de 15h.

Palestrante: Nico Caltabiano, Instituto Max Planck de Meteorologia, Hamburgo, Alemanha
Título: Programas internacionais do clima e os impactos climáticos em centros urbanos (palestra em português)

Link YouTube: <https://youtu.be/Z3bXiZ8A1lI>

Resumo:
 O IPCC (sigla em inglês para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) talvez seja o órgão mais conhecido quando falamos sobre clima. Porém, existe um número muito grande de organizações, programas e projetos que cobrem várias áreas de pesquisas relacionadas ao clima, incluindo cientistas das áreas de ciências naturais e sociais, mas também das áreas aplicadas de engenharia e planejamento urbano. Especificamente em áreas urbanas, estudos de mitigação, vulnerabilidade, impactos e adaptação são de grande importância atualmente. Uma das atividades que entraremos em mais detalhes são as relacionadas ao Laboratório Klimapolis, o qual está desenvolvendo um programa conjunto de pesquisa transdisciplinar que, por meio de diálogos constantes com diferentes grupos, alfabetização ambiental e aprendizagem social, contribuirá para o desenvolvimento de cidades ambientalmente resilientes no Brasil. O Laboratório tem um foco especial na relação entre o clima, a poluição da água e do ar, e a sociedade, e irá co-desenhar com autoridades municipais e outros atores urbanos, abordagens para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e melhores estruturas de governança.

Notícia cadastrada em: 08/10/2020 12:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao