Banca de DEFESA: CARLOS MAGNO LIMA FERNANDES E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS MAGNO LIMA FERNANDES E SILVA
DATA : 15/07/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:

Educação em Mudanças Climoambientais


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças climáticas e ambientais, educação, atividades antrópicas, desenvolvimentismo, história, ambientalismo, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

A mudança climática e ambiental é um tema interdisciplinar que nos últimos anos tem sido amplamente divulgado pela mídia. Essas mudanças do clima e do ambiente são validadas pela publicação de cenários do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, bem como, por previsões de outros órgãos ambientais que apontam um futuro preocupante para dimensão socioambiental. Os aspectos negativos desses cenários são consequências das atividades antrópicas realizadas no meio ambiente, fruto de uma interpretação equivocada da natureza fornecida pelo paradigma racional científico desenvolvimentista. A insuficiência do modelo desenvolvimentista em solucionar o avanço da mudança climática e da degradação ambiental, por si só justifica a necessidade de implementação do desenvolvimento sustentável e de mitigações para a aceleração do efeito estufa objetivando conseguir uma sustentabilidade na sociedade. Algumas dessas pesquisas indicam que a educação em longo prazo pode ser um agente de mitigação da mudança climática e da degradação ambiental ao conscientizar o ser humano da, importância do meio ambiente para a sua sobrevivência e uma das formas de conscientização educacional é a divulgação científica através de livros. A transposição didática das causas e efeitos, da mudança climática e ambiental, por meio de uma leitura que contextualize saberes educacionais, históricos, sociais e científicos, educa a população aumentando a conscientização pública e com isso facilita uma mudança para o paradigma da sustentabilidade. Portanto, a elaboração de um livro de divulgação científica direcionado ao aumento da compreensão pública das mudanças climáticas e ambientais discutindo suas perspectivas dentro de um contexto interdisciplinar, se mostrou uma necessidade na literatura acadêmica e se tornou o objetivo desse trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1174332 - FRANCISCO ALEXANDRE DA COSTA
Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Externo ao Programa - 2235 - FERNANDO MOREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ ESPÍNOLA SOBRINHO - UFERSA
Externo à Instituição - WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA - IFRN
Notícia cadastrada em: 23/06/2016 08:45
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao