PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: HONARA MORGANA DA SILVA

DISCENTE: HONARA MORGANA DA SILVA
DATA: 30/10/2012
LOCAL: Sala de Reuniões do CB

COMUNIDADE DE ECTOPARASITOS ASSOCIADOS A AVES DE UM FRAGMENTO DE MATA ESTACIONAL DECÍDUA DO RIO GRANDE DO NORTE

ectoparasitos, hospedeiro, comunidade, riqueza, abundância.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Um amplo número de ectoparasitos pode ser encontrado sobre as aves em todo o mundo, dentre os quais malófagos, ácaros e carrapatos. No Brasil, a fauna de ectoparasitos associados às aves, apesar da crescente documentação, ainda é pouco conhecida, e estudos que envolvam esses sistemas são necessários para ampliar o conhecimento das espécies e contribuir na elucidação de questões chaves na ecologia. Em análises comparativas, os sistemas parasito-hospedeiro constituem uma poderosa arena e vem sendo bastante utilizado nas últimas décadas. A fim de ampliar o conhecimento das espécies de ectoparasitos associados às aves neotropicais e  discutir variáveis ambientais e hospedeiras influentes na estrutura dessas comunidades, o presente trabalho teve como objetivos estudar a comunidade de ácaros e malófagos associados a aves silvestres de um fragmento de mata estacional decídua do Rio Grande do Norte, analisar sua estrutura e alguns fatores sobre ela influentes. Pra isso, ácaros e malófagos associados às espécies hospedeiras foram identificados ao menor nível taxonômico possível, taxas parasitárias (prevalência, abundância e intensidade média) foram calculadas  e, foi verificada a relação entre a diversidade de parasitos e variáveis abióticas (temperatura e umidade) e hospedeiras (medidas morfológicas). Novas relações parasita-hospedeiro são reportadas e espécies de ácaros tiveram ampliada sua ocorrência geográfica. Foram encontradas correlações entre riqueza e abundância de espécies parasitas, com o peso e comprimento total do hospedeiro. Estes resultados corroboram teorias ecológicas nos sistemas parasito-hospedeiro, contribuem para o conhecimento dos ectoparasitos associados às aves neotropicais e apontam a necessidade de futuros estudos experimentais.

Interno - 1549043 - ADRIANA MONTEIRO DE ALMEIDA
Presidente - 1439088 - MAURO PICHORIM