PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA FARIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA FARIA DE OLIVEIRA
DATA: 04/10/2012
LOCAL: Sala de Reuniões do CB

Influência de fatores históricos na distribuição geográfica e estruturação genética de Cnemidophorus ocellifer (Squamata: Teiidae)

Filogeografia, diversidade genética, história evolutiva, Caatinga e Cerrado

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Muitas hipóteses têm sido propostas para explicar a extraordinária riqueza de espécies, a diversidade genética e a diversificação das linhagens. As análises filogeográficas vêm sendo uma ferramenta importante para o teste de hipóteses biogeográficas, na identificação de linhagens evolutivas distintas, na resolução de problemas taxonômicos e na genética da conservação. Dentre os biomas brasileiros, a Caatinga e o Cerrado são os menos conhecidos com relação a sua história e diversidade. Um agravante é que pouquíssimas extensões destes biomas estão em áreas de preservação. Este trabalho tem como objetivo descrever padrões de variação geográfica da diversidade genética do lagarto Cnemidophorus ocellifer e, a partir destes dados, investigar possíveis fatores históricos (e.g. refúgios do Pleistoceno, orogêneses do Terciário e as transgressões/regressões marítimas do Quaternário) que influenciaram na sua diversificação. A escolha de C. ocellifer como espécie-alvo do estudo leva em consideração sua ampla distribuição na Caatinga e no Cerrado, alta abundância e boa representatividade em coleções zoológicas. Será reconstruída a história evolutiva da espécie, a partir de análises filogeográficas do DNA mitocondrial e nuclear, com a finalidade de reconhecer os eventos históricos que determinaram os padrões atuais de distribuição genética. O estudo aprofundado de C. ocellifer serve como ferramenta inicial para compreensão do atual padrão de distribuição da herpetofauna em ambos os biomas e da sua possível diversificação. Além disso, o conhecimento da distribuição genética é de extrema relevância para a identificação de áreas prioritárias para a conservação. Dessa forma, espera-se contribuir para a identificação dos fatores que originaram a diversidade da herpetofauna na Caatinga e no Cerrado e para a tomada de decisão sobre áreas de conservação.

Interno - 196.288.298-58 - Daniel Oliveira Mesquita - UFU
Presidente - 1715227 - GABRIEL CORREA COSTA