PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Divulgação - oferta de módulo PPGECO 2021.2: INFERÊNCIAS POR MULTI-MODELOS PROBABILÍSTICOS EM ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E ESTIMATIVAS DE OCUPAÇÃO

 

 

Olá,

A disciplina “ECL0068 - INFERÊNCIAS POR MULTI-MODELOS PROBABILÍSTICOS EM ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E ESTIMATIVAS DE OCUPAÇÃO” ocorrerá entre 25/10 e 05/11 no modelo à distância (aulas de 2ª a 6ª manhã e tarde), com os professores Mauro Pichorim (pichorimmauro@gmail.com) e Rodrigo Massara (UFMG - rmassara@gmail.com). Na primeira semana a abordagem será mais sobre fundamentos das análises e demografia, na segunda sobre ocupação.



Para quem não é familiarizado com inferências por multi-modelos, recomendo fortemente a participação nesta disciplina. Nela serão abordados métodos de análises aplicáveis a qualquer grupo animal. A disciplina será bastante prática e instrumental, com a execução de vários exercícios e utilização dos programas MARK e PRESENCE. Também será um espaço para discutir e analisar dados próprios para quem quiser.


Vejam abaixo alguns temas que serão abordados:



·        Aplicabilidade da inferência por multi-modelos probabilísticos como ferramenta para testar múltiplas hipóteses em ecologia de populações e comunidades.

·        Teorias e premissas na construção de modelos lineares e critérios de seleção (distância Kullback-Leibler, critério de informação de Akaike- AIC, delta AIC, peso do AIC, etc).

·        Construção de modelos populacionais e respostas a covariáveis ambientais e biológicas. Modelos para populações fechadas, modelos Cormack-Jolly-Seber para populações abertas, modelos de desenho robusto, modelos multi-estados, modelos de sobrevivência de ninhos.

·        Aplicabilidade de modelos de ocupação em análises ecológicas e a importância em utilizá-los em situações de detecção imperfeita.

·        Construção de modelos de ocupação e respostas a covariáveis ambientais e biológicas.

·        Modelagem de ocupação single-season (ocupação estática).

·        Modelagem de ocupação multi-season (ocupação dinâmica).

·        Modelagem de comunidades usando o modelo single-season (estimativas de riqueza e de mudanças de comunidades).

·        Modelagem de coocorrência de espécies.



As referências básicas serão:




 

Burnham, K. P., and D. R. Anderson. 2002. Model selection and multi model inference: a practical information theoretic approach. Second edition. 496 p. Springer-Verlag, New York, New York, USA.

 

 

Cooch, E. G. and G. C. White 2020. Program MARK: a gentle introduction (19 ed). http://www.phidot.org/software/mark/docs/book/.

 

Mackenzie, D. L.; Nichols, J. D.; Royle, J. A et al. 2017. Occupancy estimation and modeling. Academic Press, 648 p.




 

 

 

 

Demais detalhes no documento em anexo

Pedimos que procurem a secretaria do Programa no e-mail eco.ufrn@gmail.com ainda no mês de agosto caso tenham interesse em cursar o módulo.

 

Secretaria PPGECO-CB, UFRN

 

 

 

 

 

 

Notícia cadastrada em: 13/08/2021 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao