PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: MERY INGRID GUIMARAES DE ALENCAR

DISCENTE : MERY INGRID GUIMARAES DE ALENCAR
DATA : 20/02/2020
LOCAL: Sala de aula Didático 1

Generalidades do priming effect: avaliando os efeitos das interações entre flores e folhas

efeitos não-aditivos; diversidade funcional; variação intraespecífica;variação interespecífica;atributos funcionais

A interação entre detritos com diferentes qualidades pode gerar efeitos não-aditivos na decomposição, fenômeno denominado priming effect (PE). Apesar da relevância global do PE na decomposição, generalizações dos seus efeitos ainda são pouco compreendidos, principalmente em ambientes tropicais. Os estudos de PE são concentrados em detritos foliares e rizosfera, porém materiais com maior qualidade química, como as flores, podem afetar a dinâmica da ciclagem de nutrientes em escalas locais e regionais, gerando hotspots de mineralização. A relevância PE pode ser maior em ambientes tropicais, pois os detritos foliares são pobres nutricionalmente e assim a interação com detritos de maior qualidade aumentem a magnitude do fenômeno. Desta forma, essa dissertação aborda, em dois capítulos, a importância relativa de efeitos de detritos florais e foliares na ocorrência, magnitude e direção do priming effect. No primeiro capítulo, buscamos entender os efeitos do priming effect a nível intraespecífico. Para isso conduzimos ensaios experimentais com misturas entre detritos florais e foliares, para 30 espécies com ampla distribuição filogenética. A interação entre os detritos gerou efeitos não-aditivos para a maioria dos tratamentos, com interações sinérgicas e recíprocas em 53% das espécies. No segundo capítulo avalimos o efeito relativo da variação intra e interespecífica e suas interações na magnitude do priming effect. Para isso utilizamos uma abordagem experimental com detritos florais e foliares de três espécies decompondo isoladamente e juntas em todos os pares de combinações possíveis tanto intra como interespecífica. Detritos florais apresentaram maiores concentrações de atributos importantes para a decomposição, o que resultou em maiores taxas de decomposição comparado aos detritos foliares (F=197.4, p<0.0001). As diferenças funcionais entre os tipos de detrito geraram efeitos sinérgicos na decomposição, para a maioria dos tratamentos com interação entre flores e folhas. Com maior magnitude ocorrendo em interações interespecíficas quando comparada as interações intraespecíficas. Apesar da ampla ocorrência de efeitos não-aditivos, não encontramos relação da magnitude do PE com a dissimilaridade funcional em nenhum dos dois capítulos. Possivelmente a ausência de relação da magnitude com a dissimilaridade funcional seja resultado da não quantificação de atributos estruturais (i.e. lignina) importantes para a decomposição. Assim os resultados evidenciam que a interação intra e interespecífica entre detritos florais e foliares é uma importante rota para o priming effect, aumentando ainda mais a relevância ecológica do fenômeno.

Externo à Instituição - ANDRÉ TAVARES CORRÊA DIAS - UFRJ
Presidente - 1714892 - ADRIANO CALIMAN FERREIRA DA SILVA