PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: ANA HELENA VARELLA BEVILACQUA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA HELENA VARELLA BEVILACQUA
DATA : 23/02/2017
LOCAL: Sala de aulas do departamento de Ecologia da UFRN

Fatores ecológicos e socioeconômicos no auxílio do Manejo Ecossistêmico da pesca

Pesca de pequena escala, socioeconomia pesqueira, cadeia de valores, Nordeste do Brasil, Ecopath with Ecosim.

Os recursos pesqueiros marinhos detêm grande importância econômica, social e ecológica, pois além de garantirem a segurança alimentar e comporem parte relevante da dieta proteica da população, ainda são responsáveis pela integração social e geração de renda para inúmeros pescadores e trabalhadores ligados direta e indiretamente ao setor pesqueiro. A pesca de pequena escala se mostra de maior importância nos países em desenvolvimento. Porém, apesar de ocorrer em menor proporção, a pesca de pequena escala também explora estoques que necessitam do manejo adequado. Sabe-se que o impacto das pescarias vai além das espécies mais comercializadas, pois frequentemente espécies não-alvo são capturadas acidentalmente durante as atividades. Até o momento, quando há, a gestão das pescarias ainda é realizada de maneira ineficaz, concentrando-se em uma única espécie alvo, ignorando habitat, predadores e presas das espécies e outros componentes de ecossistemas. Desta forma, o presente trabalho pretende trazer informações atualizadas e relevantes que possam ser utilizadas para subsidiar as proposta de políticas de manejo ecossistêmico da atividade pesqueira. O primeiro capítulo alia o conhecimento científico e o conhecimento tradicional do pescador na modelagem ecossistêmica da pesca. O segundo capítulo traz a modelagem da cadeia de valores da pesca de pequena escala, identificando a participação dos atores e como os benefícios econômicos são distribuídos ao longo da cadeia. O terceiro capítulo tem como principal objetivo analisar economicamente a relação entre a dependência da renda da atividade pesqueira de pequena escala e os diferentes graus de influência do turismo em comunidades costeiras. O 4° e o 5° capítulos trazem uma análise que visa descrever as características da composição de espécies desembarcadas, visando uma melhor compreensão da dinâmica do sistema sociocultural que influenciam nas capturas de recursos naturais, com ênfase no ambiente costeiro. Tais metodologias aqui propostas e resultados obtidos abrem caminho para a discussão da utilização da abordagem ecossistêmica da pesca na elaboração de planos de manejo.

Presidente - 1803589 - ADRIANA ROSA CARVALHO
Externo à Instituição - BEATRICE PADOVANI FERREIRA - UFPE