Banca de DEFESA: MONICA MATIAS RAFAEL DO NASCIMENTO

DISCENTE: MONICA MATIAS RAFAEL DO NASCIMENTO
DATA: 29/09/2011
LOCAL: Sala multimeios do NEPSA/CCSA

O TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO ÂMBITO HOSPITALAR: as particularidades da sua inserção no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal/RN.

Trabalho, Serviço Social, Saúde, Reforma Sanitária. Projeto ético-político profissional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

Esta pesquisa buscou analisar o trabalho dos assistentes sociais, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), tendo como recorte analítico o processo de contratualização do HUOL com o Sistema Único de Saúde, SUS, que se configurou, a partir de 2004. Assim, este estudo procurou, em tempos de reforma do Estado, reestruturação e tensão entre ampliação/redução dos direitos sociais e trabalhistas, apreender os limites e possibilidades do trabalho do assistente social no HUOL, analisando como essas determinações rebatem no exercício profissional dos assistentes sociais inseridos no processo coletivo de trabalho em saúde. A partir de um referencial teórico-metodológico materialista histórico e dialético, realizamos pesquisa bibliográfica, na qual desenvolvemos leituras e fichamentos de textos, artigos, livros, que enfocassem as categorias centrais do estudo, quais sejam: Trabalho, Serviço Social, Saúde, Reforma Sanitária, Projeto ético-político profissional, nos referenciando em teóricos como: Mészaros (2007, 2009), Antunes (2009, 2010), Behring (1998), Boschetti (2010), Behring e Boschetti (2006), Costa (1998, 2009), Mendes (1995), Iamamoto (1988, 2002, 2005, 2008,2009), Vasconcelos (2007), Campos (1997), Bravo (2004), Mota e Amaral (1998), Netto (1989, 1991, 1996, 2007, 2008 e 2009) entre outros. Operacionalizamos, também, uma pesquisa documental, acerca da Política de Saúde Pública, SUS e de Educação, bem como pesquisa de campo, na qual realizamos entrevistas com 11 assistentes sociais, lotadas no quadro de pessoal do HUOL. Concluímos que as assistentes sociais não participaram do processo de discussão da contratualização do HUOL, com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, RN, gestor pleno de saúde e que a redefinição do acesso dos usuários, via regulação de referência – contra-referência aos serviços disponibilizados pelo hospital trouxe como principais demandas ao Serviço Social a solicitação de orientações a respeito da funcionalidade do SUS, bem o requerimento da intervenção do assistente social na luta pela garantia deste acesso. Porém, consideramos que a ampliação das demandas que requerem a intervenção do assistente social do HUOL não está associada ao crescimento quantitativo necessário desses profissionais. Tais condições inflexionam as possibilidades de materialização do projeto ético-político profissional, mesmo que reconheçamos que estas profissionais se preocupam com o aprimoramento intelectual, com a qualidade do serviço prestado e com a garantia dos direitos sociais dos usuários. Este compromisso reitera a consonância entre o projeto ético-político do Serviço Social e os pressupostos do projeto da Reforma Sanitária, base conceitual inspiradora do SUS. Observa-se uma tendência nas ações das profissionais, ora convergindo para a lógica institucional, ora na conformação da política pública de saúde, não em sua perspectiva hegemônica neoliberal, mas vislumbrando possibilidades para a ampliação de direitos. Neste sentido, reconhecemos que a materialização do trabalho dos assistentes sociais no HUOL encontra limites diante de uma conjuntura que não coaduna com os princípios da emancipação humana em uma concepção dialética. E é nestes tempos áridos, que o Serviço Social ao erigir os fundamentos teórico-metodológicos da profissão, busca contribuir para uma sociabilidade humana avessa à perpetuação das desigualdades, buscando constituir sua competência, desvelando as contradições da sociabilidade capitalista.

Externo ao Programa - 1149380 - MARIA DALVA HORACIO DA COSTA
Externo à Instituição - MOEMA AMÉLIA SERPA LOPES DE SOUZA - UEPB
Presidente - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA
Notícia cadastrada em: 25/08/2011 11:04