Banca de DEFESA: MARIA CLARA DE CARVALHO LEITE CAVALCANTE

DISCENTE : MARIA CLARA DE CARVALHO LEITE CAVALCANTE
DATA : 24/02/2023
LOCAL: plataforma digital

OS IMPACTOS DO AJUSTE FISCAL NA POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO: um estudo sobre as particularidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ajuste Fiscal; Planos Nacionais de Pós-Graduação; Orçamento; UFRN.

A dissertação ora apresentada realiza uma pesquisa acerca dos impactos do ajuste fiscal ao VI Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), bem como suas repercussões à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no que diz respeito ao contexto da pós-graduação. Este trabalho possui como objetivos específicos os seguintes elementos discursivos: realizar a revisão de literatura sobre o ajuste fiscal, ciência e tecnologia e pós-graduação; identificar os impactos do ajuste fiscal no contexto da pós-graduação, considerando a análise macroeconômica a partir da análise documental dos dados extraídos do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), Plano Plurianual (PPA) e Siga Brasil; e, por fim, analisar os orçamentos da UFRN diante os processos de contrarreformas no que tange a pós-graduação. Para que os resultados fossem alcançados, a pesquisa utilizou o levantamento documental e bibliográfico à luz do materialismo histórico-dialético, de caráter quantitativo e qualitativo, considerando a perspectiva da totalidade ao analisar as informações obtidas. Com isso, os resultados indicam que os impactos do ajuste fiscal afetam diretamente a política de pós-graduação no Brasil, especialmente no funcionamento das Universidades públicas do país, como é o caso da UFRN.

Presidente - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Interno - 2475019 - HENRIQUE ANDRE RAMOS WELLEN
Externa ao Programa - 2859570 - LARISSE DE OLIVEIRA RODRIGUES - nullInterna - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Externa à Instituição - TAISE CRISTINA GOMES CLEMENTINO DE NEGREIROS - UnB