Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA DE LIMA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA DE LIMA SOUZA
DATA : 31/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE ASSISTENTESSOCIAIS EM CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR NO RN E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Docência em Serviço Social. Formação profissional. Estratégias de ensino. Projeto Ético-Político


PÁGINAS: 82
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o exercício da docência por Assistentes Sociais inseridos em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, considerando suas estratégias para garantir a formação profissional em consonância com a direção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. O espaço sócio ocupacional da docência em Serviço Social no âmbito das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas tem sido perpassado por um conjunto de desafios e limites, os quais se diferenciam ao considerarmos as configurações das respectivas instituições de ensino e ainda o vínculo empregatício dos docentes. Isso porque, nas instituições públicas prevalecem as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), em contrapartida no contexto das instituições privadas são priorizadas as Diretrizes formuladas pelo Ministério da Educação (MEC), que possui um direcionamento que precariza a formação profissional e o trabalho docente de Assistentes Sociais. Dessa forma, o nosso objeto de pesquisa é a relação entre as particularidades do exercício da docência, enquanto campo de atuação profissional de Assistentes Sociais, e as estratégias de ensino que são utilizadas para assegurar a direção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Destacamos que o debate e a efetivação das estratégias de ensino constituem-se como um dos desafios vivenciados no cotidiano de trabalho dos docentes de Serviço Social. O método de pesquisa será o materialismo histórico-dialético e a abordagem qualitativa. Também realizaremos levantamento bibliográfico no repositório da CAPES e levantamento documental para obtenção de dados referentes as instituições privadas de ensino superior do RN que oferecem cursos de graduação em Serviço Social e dos seus respectivos docentes, sendo esse processo desenvolvido em parceria com o CRESS/RN. Faremos o uso de entrevista semiestruturada e questionário, os quais serão direcionados aos docentes de instituições de educação superior públicas e privadas. Dito isso, reafirmamos a relevância do debate sobre a docência em Serviço Social, tendo em vista o quantitativo reduzido de produções sobre essa temática, o cenário atual de mercantilização e precarização da educação superior e também a necessidade de defender o Projeto Ético-Político da profissão no âmbito da formação e exercício da docência por Assistente Sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Interna - 307.164.894-49 - RITA DE LOURDES DE LIMA - UFRN
Presidente - 1149547 - ROBERTO MARINHO ALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/08/2020 09:38
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