Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZERICA HELENA DE MOURA MAFRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZERICA HELENA DE MOURA MAFRA
DATA : 29/07/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Natal
TÍTULO:

O ENSINO EM SERVIÇO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino em serviço; Residência Multiprofissional em Saúde; Serviço Social; Formação Profissional;


PÁGINAS: 79
RESUMO:

A presente proposta de pesquisa objetiva apreender os fundamentos da concepção Ensino em Serviço e sua relação com a formação dos(as) assistentes sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN. Desse modo, a expressão do Ensino em Serviço remete à uma formação pelo trabalho que assume tendências tecnicistas, pragmáticas e aligeiradas, se expressando, portanto, como uma das inflexões do projeto neoliberal no ensino superior público. A partir dessas aproximações iniciais, partimos do pressuposto que a concepção de Ensino em Serviço que fundamenta os programas de Residência Multiprofissional em Saúde se apresenta como uma das formas de separação entre o trabalho manual e intelectual. A metodologia da pesquisa está fundamentada no método materialista histórico-dialético e  serão utilizados enquanto recursos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e o questionário, que será realizado com assistentes sociais egressos dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN, a fim de apreender as concepções destes(as) acerca do Ensino em Serviço e das contribuições da Residência para a formação profissional. De maneira geral  podemos inferir que a concepção de Ensino em Serviço  incide de forma contraditória e complexificada na formação dos(as) Assistentes Sociais nesses Programas, o que sinaliza a existência de  dissensos entre os projetos de formação particulares da área de Serviço Social e as tendências da formação na Residencia Multiprofissional, suscitando a seguinte questão de pesquisa: quais os fundamentos ideo-políticos e teórico-metodológicos da concepção de Ensino em Serviço e suas repercussões para a formação da Residência em Serviço Social? Assim, esperamos contribuir com o debate acerca das Residências em Saúde,  dadas as lacunas teóricas originadas da pouca discussão sobre a concepção de Ensino em Serviço que norteia os programas de Residência Multiprofissional e a inserção dos(as) assistentes sociais neste contexto, ao mesmo tempo que pretende adensar o debate desta temática na academia e nos espaços de organização da categoria


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Interna - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Externa ao Programa - 2859570 - LARISSE DE OLIVEIRA RODRIGUES
Externa à Instituição - Tatiana Reidel - UFRGS
Notícia cadastrada em: 23/07/2020 11:16
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