EDUCAÇÃO PERMANENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL: uma equação possível?
Educação Permanente; Serviço Social; Exercício profissional;Estágio Supervisionado.
As transformações macrossocietárias, especificamente, o processo de reestruturação produtiva do capital que não só aponta mudanças significativas no mercado de trabalho, e espaços sócio-ocupacionais, mas também nos sentidos atribuídos a educação e a formação, denotam desafios e implicações ao Serviço Social e o projeto profissional. Na contramão da lógica capitalística de formação, a Política de Educação Permanente do conjunto CFESS-CRESS, elaborada coletivamente pela categoria, constitui-se uma estratégia possível de resistência na atual conjuntura, em defesa de uma proposta de formação e qualificação profissional crítica e contínua dos/as Assistentes Sociais e do fortalecimento do Projeto Ético-Político. Destarte, o presente trabalho tem como objeto de pesquisa a Educação Permanente no exercício profissional, tendo como objetivo geral, analisar a efetivação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS no exercício profissional dos/as assistentes sociais supervisores de campo de estágio da UFRN, e como específicos, problematizar as contradições da exigência crescente por qualificação profissional na contemporaneidade e suas implicações para o exercício profissional do/a assistente social; analisar o estágio supervisionado como momento privilegiado para o ensino da prática e o aprimoramento intelectual do/da assistente social; investigar as experiências de Educação Permanente vivenciadas pelos assistentes sociais supervisores/as de campo de estágio a partir da Política de Educação Permanente do conjunto CFESS-CRESS e identificar os avanços e desafios do processo de efetivação da Educação Permanente. Esta pesquisa se constituirá como quanti-qualitativa de caráter exploratório, e a metodologia adotada no processo investigativo consistirá em levantamento bibliográfico, análise documental, mapeamento dos campos de estágio de Serviço Social na UFRN de 2010 a 2015 e entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado direcionadas aos/as assistentes sociais supervisores/as de estágio da UFRN que supervisionaram de 2010 a 2015.