Banca de DEFESA: LAURA COSTA DE PAIVA MENDONCA

DISCENTE: LAURA COSTA DE PAIVA MENDONCA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: NEPSA - CCSA

O ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES EM SAÚDE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UFRN: ACÚMULO E DESAFIOS TEÓRICOS, POLÍTICOS E METODOLÓGICOS

Estado da arte, Saúde, Serviço Social, Dissertações, PPGSS.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Saúde

Esta dissertação apresenta o Estado da Arte realizado das produções em saúde do PPGSS/UFRN no período de 2000 e 2014 e, buscou apreender os desafios e acúmulos da pesquisa em saúde e da pós-graduação. A pós-graduação em Serviço Social vem se tornando ao longo dos anos um importante espaço tanto para a universidade quanto para a categoria profissional que o curso representa, de modo a auxiliar cotidianamente na formação e atuação profissional bem como na elaboração e (re)estruturação de políticas sociais. O programa de pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem se fortalecendo em quatorze anos de existência (2000-2014), sendo frequente a inserção de alunos de outras áreas, agregando ao programa o caráter de integração com os demais campos do saber, contribuindo assim para estudos com maior rigor teórico e expressiva reflexão crítica, características intrínsecas ao Serviço Social, discutindo temas de relevância social que perpassam os mais variados campos de atuação do Assistente Social e demais profissões que atuam em conjunto com este, como por exemplo, a Saúde. O propósito foi analisar as dissertações em saúde nos quatorze anos de existência do referido programa de pós-graduação. Assim, a exposição do conteúdo baseou-se nos indicadores utilizados para a análise da coleta de dados, como: os temas e motivação; o e o contexto econômico, político e social que os perpassam; as perspectivas teórico-metodológicas que são recorrentes pelos mestrandos ao construir um debate teórico que aprofunda o conceito de cada perspectiva utilizada. Para além de problematizar sobre a saúde, tema de significativa relevância por interagir diretamente com todos os demais campos da vida dos sujeitos, e, portanto, com o conjunto das políticas sociais, buscou-se analisar o contexto da pós-graduação de modo geral e também como vem se estruturando o PPGSS/UFRN, considerando quais desafios precisam ser enfrentados e quais as alternativas de crescimento podem ser indicadas a partir deste estudo. A técnica do Estado da Arte se mostrou fundamental para investigar o objeto de estudo, categorizando-o para melhor abordagem e compreensão, o que nos permitiu apreender com maior riqueza de detalhes o objeto desta pesquisa.

Presidente - 1674668 - MARIA REGINA DE AVILA MOREIRA
Interno - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Interno - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Externo à Instituição - MOEMA AMÉLIA SERPA LOPES DE SOUZA - UEPB