Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DE FREITAS CORDEIRO

DISCENTE : THIAGO DE FREITAS CORDEIRO
DATA : 01/04/2024
LOCAL: Sala 1 da Psicobiologia

PAPEL SÓCIO-SEXUAL DO POLIMORFISMO DE COR EM FÊMEAS DE Cardisoma guanhumi Latreille 1828, (DECAPODA: BRACHYURA: GECARCINIDAE)

Decápoda; Padrões de cor; Não assédio; Camuflagem; Seleção sexual.

O polimorfismo de cor em animais pode desempenhar um papel relevante para a sobrevivência e adaptação em diferentes ambientes, permitindo que se ajustem às condições específicas do habitat, além de possuir relevância em aspectos reprodutivos. Estudos realizados com libélulas, por exemplo, mostraram que mudanças de coloração em fêmeas reprodutivas, têm a função de evitar o assédio dos machos. O mesmo tipo de mudança na coloração de fêmeas foi descrito para o caranguejo Guaiamum (Cardisoma guanhumi), que apresenta polimorfismo de cores com quatro diferentes morfotipos nomeado de “A”, “B”, “C” e “D”, sendo o morfotipo “D” de ocorrência praticamente exclusiva em fêmeas no período reprodutivo. A maioria dos estudos sobre polimorfismo de cor discutem amplamente a função do polimorfismo ontogenético de cor na camuflagem e poucos enfocam o papel desse tipo de polimorfismo na sinalização sócio-sexual. No presente estudo, pretendemos investigar a influência da coloração corporal de fêmeas de C. guanhumi na preferência de machos da mesma espécie. Testaremos as seguintes hipóteses: (i) os padrões de cores das fêmeas de C. guanhumi refletem seus estágios de maturação e cópula; (ii) o padrão de cor “D”, encontrado em fêmeas de C. guanhumi, é um sinal de não receptividade, e tem função de evitar/diminuir o assédio por parte dos machos. Conduzimos experimentos de medição de coloração dos animais testados onde modelaremos na visão de caranguejos o contraste cromático desses animais e suas colorações. Em seguida, utilizaremos os animais em testes de preferência de parceiros num teste de escolha forçada, onde um macho escolhe entre duas fêmeas com características de polimorfismo de cor diferentes, uma sempre com padrão de cor "D" e outra alternando entre os outros três padrões de cores. Após as medições de cor e testes comportamentais, os animais terão suas gônadas (machos e fêmeas) e receptáculo seminais (fêmeas) dissecados e analisados quanto a maturação macroscópica e microscópica das gônadas e turgidez do receptáculo seminal a fim de determinar o estágio de maturação sexual de cada animal e o status de cópula das fêmeas. Como predições, para a hipótese (i), esperamos que as fêmeas de C. guanhumi dos morfotipos “A” terão as gônadas imaturas enquanto as dos morfotipos “B” e “C” estarão com as gônadas em maturação ou maduras e que as fêmeas com o padrão de cor “D” possuirão os receptáculos seminais túrgidos ou gônadas em repouso, indicando cópula e desova recente. Para a hipótese (ii), esperamos que os machos de C. guanhumi passarão menos tempo próximos às fêmeas do padrão de cor “D” indicando uma não preferência por esse padrão passando mais tempo próximos a fêmeas com os padrões de cor “C” e “B”.

Presidente - 1476621 - DANIEL MARQUES DE ALMEIDA PESSOA
Interna - 1863735 - RENATA SANTORO DE SOUSA LIMA