Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN, em sua última avaliação pela CAPES (ano 2014), recebeu o Conceito 6 - caracterizando-o um Programa de Excelência Acadêmica.

 

O Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN tem como objetivo capacitar biólogos, psicólogos e profissionais de áreas afins ao exercício da docência e da pesquisa, com ênfase no comportamento animal e suas bases biológicas, dentro de uma perspectiva multidisciplinar. O Programa é um dos Programas pioneiros na UFRN e no Estado do Rio Grande do Norte, sendo o único nesta área na região nordeste do país. Em 2015 o programa completou 30 anos de existência (mestrado 30 anos e doutorado 17 anos). Neste sentido o PPg em Psicobiologia tem cada vez mais se tornado referência, sobretudo com o funcionamento do doutorado, registrando uma crescente procura por parte de pessoal oriundo de outros programas de áreas correlatas, incluindo-se docentes de instituições da região e ex-alunos do Programa.

Ao longo da consolidação do Programa houve uma progressiva mudança de enfoque fazendo com que os trabalhos fossem direcionados ao estudo do comportamento animal, dando ênfase à utilização do sagüi como animal experimental. Essa tendência era reforçada pela insistente sugestão de vários consultores, que viam o emprego do sagüi como um diferencial com relação aos demais grupos de pesquisa na área no Brasil. A maior ênfase no estudo do comportamento animal teve como conseqüência a utilização de outras espécies animais, iniciada a partir de 1997, levando a que animais como peixes, cetáceos, insetos e roedores, como também seres humanos, passassem a ser alvos de interesse dos estudos do grupo.

Uma vez que o PPg em Psicobiologia pertence em essência a uma área básica, nossa ênfase é na pesquisa e na produção acadêmica, e este grupo tem se distinguido pela qualidade de sua produção, com ênfase na publicação em periódicos internacionais indexados (ver adiante). Isto nos tornou conhecidos internacionalmente e, principalmente no que diz respeito à área de primatas, na qual temos maior tradição, somos referência internacional. Apesar da ênfase em pesquisa, temos realizado trabalhos de extensão junto à comunidade mais ampla, e hoje mantemos vários programas que vão de educação ambiental à formação de professores, passando pela divulgação científica. Estas atividades tanto ocorrem na cidade do Natal como nos locais onde nossos professores e alunos coletam dados, sobretudo no interior do Estado do RN.

O PPg em Psicobiologia agrupa quatro linhas de pesquisa (Cronobiologia, Estudos do Comportamento, Psicobiologia dos Processos Cognitivos e Endocrinologia Comportamental) com pesquisadores em plena atividade, reunindo um número expressivo de alunos de graduação, muitos deles bolsistas de IC, além dos alunos de Mestrado e Doutorado.

Desde os anos 90, o Programa tinha apenas uma área de concentração – Estudos do Comportamento. O amadurecimento e consolidação dos grupos motivaram uma reformulação de áreas de concentração e disciplinas que entrou em vigor em 2004. Com esta reforma foi aberta uma segunda área de concentração – Psicologia Fisiológica – agrupando os pesquisadores de Cronobiologia, Endocrinologia Comportamental e Psicobiologia dos Processos Cognitivos, que vêm apoiando fortemente seus trabalhos em dados fisiológicos, o que traz a necessidade de uma formação que enfatize estes aspectos.

 

VEJA MAIS EM: https://psicobiologia4.wixsite.com/psicobiologia

 


 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - FELIPE NALON CASTRO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - KATIE MORAES DE ALMONDES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao